UGT-BA divulga moção de apoio a Alexandre de Moraes e repudia ataques ao Judiciário
A UGT-BA (União Geral dos Trabalhadores da Bahia) divulgou uma moção de agradecimento e reconhecimento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, a entidade destaca a “coragem inabalável, determinação exemplar e firme compromisso com a proteção da Constituição Federal e da democracia brasileira” demonstrados pelo magistrado, especialmente no enfrentamento de ataques golpistas e tentativas de desestabilização das instituições.
A nota da UGT-BA recorda a atuação de Moraes à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2022 e 2024, quando, segundo o documento, ele “defendeu a lisura do processo eleitoral enfrentando com firmeza as sucessivas investidas de desinformação, atentados contra as urnas eletrônicas e ameaças diretas à credibilidade do sistema”.
O texto, divulgado na última quinta-feira (7), também relembra os episódios de 8 de Janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília. A central sindical afirma que, como relator das investigações, o ministro “conduziu com imparcialidade e celeridade o processo que responsabilizou os envolvidos, reafirmando que nossa democracia possui mecanismos robustos para enfrentar e derrotar ameaças internas”.
A entidade sindical repudiou as tentativas de enfraquecer a atuação de Moraes. “A UGT-BA repudia veementemente tais investidas, que representam não apenas um desrespeito à figura de um magistrado comprometido com o Direito, mas um ataque grave ao Estado Democrático de Direito”, diz a moção.
A nota ainda exalta a independência do ministro diante de pressões políticas e internacionais: “Sua independência, mesmo diante de pressões externas, reforça a importância de um Judiciário livre de subordinações a interesses externos”.
Ao encerrar o texto, a UGT-BA conclama a sociedade a se manter mobilizada “na defesa da democracia, do respeito às instituições e da Constituição Federal”.
Ultimas notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos