28 de Julho de 2025

Senadores iniciam missão nos EUA para negociar o tarifaço

Começam nesta segunda-feira (28) as reuniões com representantes do governo dos EUA, lideradas pela comitiva de senadores brasileiros que desembarcou no país neste fim de semana com a missão de tentar reverter — ou ao menos adiar — a aplicação das novas tarifas comerciais impostas ao Brasil.

A agenda oficial da comitiva começa na manhã de segunda, com reuniões na Embaixada do Brasil em Washington.

À tarde, os senadores participarão de um encontro na sede da U.S. Chamber of Commerce, onde devem conversar com representantes do setor empresarial e com o Brazil-U.S. Business Council. Conforme apontou a comitiva.

Os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG) integram o grupo que representa o Senado brasileiro em Washington.

Os petistas Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, e Rogério Carvalho (PT-SE), também fazem parte da comitiva.

A missão parlamentar foi organizada por Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e contou com aprovação unânime do Plenário da Casa.

A expectativa é de que os senadores atuem como interlocutores diretos junto a autoridades e lideranças empresariais norte-americanas, buscando atenuar os impactos das novas tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump.

Já que até o momento, a atuação do governo Lula para tentar reverter a medida de Trump é lastimável, segundo apontam parlamentares em declarações públicas.

No início de julho, Trump declarou uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, com vigência a partir de 1º de agosto.

 

Informações do Diário do Poder / Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos