12 de Julho de 2025

Em resposta à campanha do PT “Defenda o Brasil” e à hashtag #BolsonaroTaxouOBrasil, oposição lança “Defenda o Brasil do PT”

A disputa de narrativas sobre as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros ganhou força nesta sexta-feira (11) nas redes sociais. Internautas e políticos da oposição impulsionaram a hashtag #DefendaOBrasilDoPT na plataforma X, como um contraponto direto à campanha “Defenda o Brasil” e à hashtag #BolsonaroTaxouOBrasil, lançadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT).A disputa de narrativas sobre as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros ganhou força nesta sexta-feira (11) nas redes sociais. Internautas e políticos da oposição impulsionaram a hashtag #DefendaOBrasilDoPT na plataforma X, como um contraponto direto à campanha “Defenda o Brasil” e à hashtag #BolsonaroTaxouOBrasil, lançadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

A iniciativa do PT surgiu após o anúncio do ex-presidente americano Donald Trump de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros, que entrará em vigor em 1º de agosto. A campanha petista visa rebater a medida e convoca a militância a compartilhar conteúdos que se posicionam contra “traidores da Pátria” e “falsos patriotas”.

Desde que Trump formalizou a imposição das tarifas, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — na qual também criticou o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) —, o tema dominou os debates nas redes. A medida americana e a crítica ao julgamento de Bolsonaro intensificaram a batalha entre aliados e opositores do governo Lula.

De um lado, a oposição tenta responsabilizar diretamente o presidente Lula pela retaliação comercial de Trump. Parlamentares de direita têm usado a expressão “a culpa é do Lula” em suas publicações sobre o assunto, argumentando que as críticas constantes de Lula a Trump, somadas ao julgamento de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), teriam motivado a reação americana.

Do outro lado, defensores do governo federal reforçam a importância da soberania nacional e acusam a família do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados de agir em interesse próprio, o que, segundo eles, teria contribuído para o agravamento da relação com os EUA. Os apoiadores de Lula afirmam que o Brasil deve defender sua soberania e não se render às exigências de Trump.

 

Informações da Gazeta Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos