07 de Julho de 2025

Trump se manifesta pela primeira vez em defesa de Bolsonaro após julgamento no STF

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira (7), afirmando que ele é alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil. Em uma postagem na rede Truth Social, Trump declarou: “o único julgamento que deveria estar acontecendo é pelos eleitores do Brasil – é chamado de eleição”. E completou: “Deixem Bolsonaro em paz!”.

Esta é a primeira vez que Trump, um aliado político de Bolsonaro, se manifesta publicamente sobre a situação do ex-presidente brasileiro desde seu retorno à Casa Branca. Bolsonaro é atualmente réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), que apura a suposta tentativa de golpe de Estado no país após as eleições de 2022, e permanece inelegível até 2030. A postagem de Trump fala genericamente de perseguição política, sem citar a tentativa de golpe, o STF ou o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na Corte.

A declaração de Trump ocorre em um momento delicado nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. O governo norte-americano avalia a possibilidade de aplicar a chamada Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras, o que poderia elevar a tensão bilateral a um novo patamar. Essa norma permite a sanção de indivíduos acusados de violar direitos humanos, com punições severas como bloqueio de ativos e restrições a transações financeiras. Caso seja adotada, a medida poderia atingir o ministro Alexandre de Moraes, do STF, tornando-o praticamente inabilitado para operar no sistema financeiro global, incluindo bancos brasileiros com atuação nos EUA.

Em sua publicação, Trump afirmou ter conhecido Bolsonaro pessoalmente e o descreveu como um “líder forte” e um “negociador muito duro em comércio”. Segundo o presidente dos EUA, a eleição de Bolsonaro foi “muito apertada” e o ex-presidente estaria agora “liderando nas pesquisas”.

Trump também comparou a situação de Bolsonaro à sua própria experiência nos Estados Unidos: “Isso não é nada mais, nada menos do que um ataque a um oponente político, algo que eu sei muito sobre! Aconteceu comigo.” O presidente norte-americano ainda disse que o “Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente”, reiterando que o único julgamento que deveria acontecer seria uma “prova nas urnas”, e não nos tribunais.

Eis a íntegra da declação de Trump:

“Brasil está fazendo uma coisa terrível no tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Tenho visto, junto com o mundo, que eles não fazem outra coisa senão persegui-lo dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, a não ser por ter lutado pelo povo. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele era um líder forte que realmente amava seu país – e também um valente negociador no comércio. Ele perdeu a eleição por pouco e, agora, está liderando pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos do que um ataque a um oponente político – algo que conheço muito bem! Isso aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o ‘mais desejado’ no mundo! O grande povo do Brasil não vai tolerar o que está sendo feito ao seu ex-presidente. Estarei acompanhando muito de perto a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e seus apoiadores. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelo voto dos eleitores do Brasil – é chamado de eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Alan Santos/PR

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos