07 de Julho de 2025

Professores aposentados excluídos cobram o acordo do piso e pressionam PGE-BA

Nesta terça-feira (8), às 9h, professores aposentados do estado voltam à sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) em visita técnica para cobrar o cumprimento do acordo anunciado pela entidade sindical durante a campanha salarial elaborado pela PGE e que seria validado pelo TJ-BA, referente ao pagamento do piso salarial estadual, que também excluiu aqueles que recebem por subsídio e dos integrantes do quadro especial. São aproximadamente 32 mil professores fora do piso e muitos processos desde 2019 aguardando resposta judicial.

Esses segmentos foram deixados de fora da aplicação da Lei 14.880/2025, aprovada pelo governo Jerônimo, o que gerou indignação e protestos. A ACEB (Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia), com apoio da Fetrab e Afpeb, afirma que a PGE deve abrir uma mesa para tratar do tema, porque as entidades querem apresentar parâmetros para corrigir a injustiça.

“Essa visita é parte do nosso compromisso de não deixar nenhum educador para trás. Vamos apresentar soluções viáveis, baseadas em fundamentos jurídicos e orçamentários”, afirmou a presidenta da entidade, Marinalva Nunes, acrescentando ainda que, apesar de terem tido atenção da entidade, os professores precisam de soluções concretas.

A categoria aguarda há meses uma resposta do governo e cobra mais firmeza da entidade sindical, que vem informando essa inclusão a cada mês, o que não ocorreu. Para a ACEB, a luta pelo piso não pode ser seletiva nem fragmentada.

“A exclusão de aposentados, do quadro especial e de quem recebe por subsídio é uma ferida aberta. Não estamos indo apenas cobrar: estamos levando caminhos possíveis, porque tem companheiros que precisam urgentemente dessa decisão”, completou Marinalva.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos