Deputado alerta para riscos ambientais na Bahia, como os do RS
Ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado José de Arimateia (Republicanos), em reunião extraoficial da pasta, na quarta-feira (8), alertou os pares do colegiado para riscos de desastres ambientais, semelhantes aos do Rio Grande do Sul (RS) - que foi afetado pelas chuvas que caem na região desde a última semana.
“Manifesto minha profunda preocupação com a necessidade de adotarmos medidas preventivas contra desastres ambientais, como a manutenção adequada das barragens. Temos testemunhado o aumento de chuvas atípicas, o que reforça a urgência de implementarmos estratégias preventivas”, declarou o parlamentar.
Ele recorda que entre março e dezembro de 2019, enquanto presidia a Comissão, realizou fiscalizações nas 15 barragens baianas, alertando os órgãos responsáveis para adotarem medidas corretivas. Em sua avaliação, mesmo com as inspeções realizadas há cinco anos, é necessário um acompanhamento contínuo. “Não podemos aguardar uma tragédia para iniciar os trabalhos.”
Além disso, o legislador chamou a atenção para a recorrente falta de quórum da pasta, o que tem prejudicado o andamento dos trabalhos e discussões importantes. De acordo com o republicano, é preciso fortalecer medidas preventivas, investir em infraestrutura, promover conscientização ambiental e adotar a sustentabilidade.
“Que a calamidade no RS nos inspire a agir com determinação e urgência na prevenção de desastres. Que a solidariedade e a empatia norteiem as ações do poder público para que possamos construir uma Bahia mais resiliente”, concluiu.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Ambiental, Arimateia protocolou um ofício ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) solicitando o envio do Relatório de Segurança das Barragens da Bahia (RSB) - relativo às informações de 2023 - para que a ALBA possa acompanhar e atuar de forma parceira, se antecipando nas ações necessárias para evitar desastres. “Em função das chuvas atípicas que têm ocorrido na Bahia, é nosso dever colaborar.”
Ultimas notícias
Marcelinho Veiga e Hugo Motta debatem avanço de políticas públicas para o nordeste brasileiro
10/05/2025 15:03Rosemberg comemora anúncio da reabertura da Fafen em Camaçari
10/05/2025 14:00Desmatamento cresce 55% em abril, afirma INPE
10/05/2025 12:00STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ
10/05/2025 11:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos