CBN Bahia conversa com a empresária e advogada Isabela Suarez sobre os desafios avanços na gestão da Ilha dos Frades
Durante entrevista na CBN Bahia, que aconteceu nesta segunda-feira (1), a advogada e empresária Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, compartilhou suas reflexões sobre os desafios e avanços na gestão da Ilha dos Frades. O bate-papo conduzido pelo radialista André Spínola, abordou questões sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural da região.
Ao destacar a importância da preservação histórica, Suarez lamentou a situação de degradação de edifícios tradicionais em Salvador, como o recente desabamento de um casarão no Pelourinho. Ela ressaltou a necessidade de um plano de governo para a restauração desses locais, enfatizando a cooperação entre iniciativa privada e poder público como fundamental nesse processo.
"Eu me lembro de há poucos dias, ou perto de um mês, talvez, um pouco mais de um mês, um casarão aqui no Pelourinho que desabou, e tinha um restaurante tradicionalíssimo... Então, é muito triste ver isso, né? Nós estamos falando da capital baiana, que tem dezenas de prédios que estão destruídos, acabados e abandonado, disse a advogada.
A empresária mencionou exemplos concretos de sucesso na preservação histórica, como o Cerimonial Loreto, destacando a importância da manutenção e do envolvimento da comunidade local para garantir a sustentabilidade desses espaços.
Quanto aos direitos e responsabilidades das empresas em relação à proteção ambiental e cultural, a advogada enfatizou a importância da análise e licenciamento por parte dos órgãos competentes. Ela defendeu a ocupação de edifícios históricos abandonados como uma forma válida de preservação, desde que realizada com cuidado e respeito às características originais do patrimônio.
"Obviamente que para você ocupar, a partir de uma nova modalidade, um edifício histórico que em algum momento tinha uma destinação e que hoje passa a ter outra, claro que tudo isso será analisado, fiscalizado e licenciado pelos órgãos competentes, os órgãos do patrimônio que vestem e que têm competência para falar sobre aquele bem. Então é exatamente assim que a empresa e o poder público precisam se falar".
Para Isabela, o turismo em Salvador deve ser estrategicamente voltado para valorizar a riqueza histórica da cidade, evitando a descaracterização do seu patrimônio. Ela elogiou os esforços conjuntos entre poder público e iniciativa privada na revitalização de espaços históricos, destacando os benefícios mútuos gerados por essas parcerias.
Durante a entrevista a advogada também destacou a importância do 2º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade , que será realizado nos dias 16 e 17 no Wish Hotel, em Salvador. "O congresso representa um marco importante no movimento iniciado no ano passado, quando assumi o cargo de vice-presidente da Associação Comercial da Bahia. Esse evento é parte de um esforço para resgatar o prestígio da instituição, além do papel crucial do empresariado nas discussões sobre sustentabilidade", copletou.
Veja a entrevista completa no vídeo abaixo:
Foto: Reprodução
Ultimas notícias
‘Rival’ chinês de Elon Musk tem 36 satélites, Starlink tem 7 mil
22/11/2024 10:00“O mundo inteiro olha para o Brasil assustado”, diz Éden sobre indiciamento de Bolsonaro por golpe
22/11/2024 09:00Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
22/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos