Festival Liberatum Brasil terá programação especial promovida pelo Governo do Estado
Realizado pela primeira vez no Brasil e com o apoio do Governo do Estado, o Festival Liberatum será realizado na capital baiana, de 3 a 5 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador, e fará parte da abertura da programação de ações estaduais para o Novembro Negro, em comemoração ao mês da Consciência Negra.
Os detalhes do Festival Liberatum, considerado instrumento para intensificar um diálogo intercultural, foram divulgados nesta quinta-feira (26) durante coletiva de imprensa on-line, com a participação do secretário de Turismo, Maurício Bacellar, do presidente global do Grupo Liberatum, Pablo Ganguli, e do presidente nacional do Liberatum, Filipe Ratz.
Entre as atividades que serão realizadas pelo Governo do Estado, com o objetivo de valorizar e incentivar o desenvolvimento cultural, artístico e sustentável, estão painéis temáticos, roteiros turísticos, exposição de artesanato, feira de produtos da agricultura familiar, show, além de estande para arrecadação de alimentos para o programa Bahia Sem Fome.
Durante a coletiva, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou a importância de sediar o evento. "Poder abrigar um evento internacional, no momento em que o Brasil passa a ocupar um papel de destaque na política mundial, reafirmando sua vocação democrática e seu compromisso com a democracia, é um grande orgulho. Vamos poder mostrar para o mundo a força cultural da nossa terra, iniciando as comemorações ao mês da Consciência Negra",
A programação do Festival Liberatum será oferecida por meio das secretarias estaduais de Turismo (Setur), de Cultura (Secult), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Planejamento (Seplan), do Meio Ambiente (Sema), da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Secretaria para as Mulheres (SPM) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Os ingressos são gratuitos e serão disponibilizados a partir desta sexta-feira (27), juntamente com a programação completa do evento por meio da plataforma Sympla.
Painéis e exposições
Nos dias 3 e 4/11, no Centro de Convenções, o governo do estado irá realizar três painéis com temas relacionados ao mês da Consciência Negra, debatendo assuntos voltados à promoção da cultura social, diversidade, inclusão e liberdade de expressão. O primeiro painel será sobre "Afrofuturismo – ancestralidade, inovação e transformação"; o segundo com o tema "De quem é o papel de promover a diversidade?"; e o terceiro sobre "A consciência do escritor."
Ainda será montado um espaço de 270 metros quadrados para abrigar uma Feira de Artesanato e de produtos da Agricultura Familiar, todos de origem da Bahia, valorizando o empreendedorismo negro e a economia solidária.
Doação de alimentos e visitação a Blocos Afros
Durante o evento, no Centro de Convenções de Salvador e no dia 05, durante o show de encerramento na Praça Visconde de Cayru, os participantes do Liberatum poderão participar da campanha de doação de alimentos coordenada pelo programa Bahia Sem Fome. Serão montados estandes para arrecadação de donativos.
O Governo da Bahia também vai oferecer, por meio da Setur-BA, um receptivo especial e visitação a Terreiros de Candomblé e a sedes de Blocos Afros para participantes e personalidades.
Primeira vez na Bahia
Esta é a primeira vez que o Libertum é realizado no Brasil e vai reunir personalidades como os artistas Viola Davis, Angela Basset e a vocalista Debbie Harry, da banda Blondie. Também marcarão presença celebridades nacionais como Alcione, Taís Araújo e Lázaro Ramos, além de atrações baianas como Luedji Luna, Lazzo Matumbi e grupo Ilê Aiyê.
"A programação está conectada com as ações que já são desenvolvidas pelo Governo para atrair turistas. A Bahia é líder como a grande porta de entrada do turismo internacional do país, seja pela infraestrutura implantada, seja pela força do nosso turismo étnico-afro", ressaltou Maurício Bacelar.
Criada em 2001, o Liberatum é uma organização internacional que exalta a cultura negra e já realizou o festival em 13 países, difundindo os ideais de inclusão, com a participação de expoentes das artes, negócios e tecnologia. "Queremos criar conexões, ajudar pessoas a acreditarem em seus próprios sonhos. É aproveitar essa oportunidade para abrir novas portas e oportunidades", comentou o presidente global do Grupo Liberatum, o indiano Pablo Ganguli.
Foto: Antonio Queiros/GOVBA
Ultimas notícias
Cantor de banda de rock afirma que é homem novamente, 11 anos após se assumir como mulher trans
28/11/2024 12:00Marinha desmente PF e nega ‘empréstimo’ de tanques para ‘golpe’
28/11/2024 11:00Lira orienta deputados a não depor na PF por seus discursos
28/11/2024 10:30CCJ da Câmara aprova PEC que proíbe aborto no Brasil
28/11/2024 10:00Prefeitura disponibiliza acolhimentos provisórios para pessoas em situação de risco devido às chuvas
28/11/2024 09:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos