25 de Novembro de 2024

Vereador critica possível retorno do imposto sindical: "prejudica os trabalhadores"

Comentando sobre a possibilidade do retorno da contribuição sindical obrigatória para os trabalhadores brasileiros, extinta com a reforma trabalhista de 2017, o vereador de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PTB) afirmou que a medida cogitada pelo presidente Lula (PT) irá prejudicar o bolso do trabalhador. 

"Na promessa era picanha e cervejinha para os pobres. Na realidade é a volta do imposto sindical três vezes maior que o extinto. Lula não cansa de prejudicar o bolso do trabalhador", disse o edil, nas redes sociais. 

Pela proposta, seria estabelecida uma taxa fixa de 1% do rendimento anual do trabalhador, a ser descontada diretamente na folha de pagamento. O percentual corresponde a três dias e meio de trabalho, segundo especialistas, o que, na prática, triplicaria o tempo de trabalho praticado até 2017, quando o desconto era equivalente a um dia. Há ainda a possibilidade de cada sindicato fixar uma alíquota compulsória a ser paga por sindicalizados e não sindicalizado.

Hoje, a lei permite que cada trabalhador peça para não pagar a taxa negocial, assim como a contribuição sindical. O plano do governo e das centrais é acabar com essa possibilidade de se eximir individualmente da contribuição.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos