25 de Novembro de 2024

Oposição apresenta emenda para assegurar pagamento dos precatórios aos professores com juros e correção

A bancada de oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) apresentou uma emenda modificativa ao Projeto de Lei 25.033/2023 para garantir que o pagamento da segunda parcela dos precatórios devidos aos professores estaduais seja feito com juros e encargos moratórios.  A matéria será votada na noite desta quinta-feira (24), em sessão extraordinária.  

Na peça, o líder do bloco, deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), afirma que a redação original formulada pelo Governo do Estado “cria limitações não inclusas na Lei Federal, imputando aos profissionais relevante perda financeira”, uma vez que a legislação que disciplina o rateio “não retira do montante os juros de mora”.

O PL apresentado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) corresponde à segunda parcela dos precatórios e prevê pagar apenas 60% do valor, que é o mínimo constitucional, mas deixa de fora do cálculo o rendimento de juros. 

“A gente entende que esse dinheiro é de direito dos professores e deve ser pago integralmente com os juros de todo esse período em que ficou retido. O governador, que é um professor de formação, parece ter virado as costas para a categoria”, critica Alan Sanches.    

Os precatórios são valores relativos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) que não foram repassados aos estados entre 1998 e 2006, e são destinados aos profissionais do Magistério da Educação Básica que estavam em exercício naquele período.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos