Oposição a Bolsonaro entrega pedido de CPI para investigar corrupção no MEC
O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou nesta terça-feira (28) o requerimento para a instalação de uma CPI para investigar o balcão de negócios do Ministério da Educação sob o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O próximo passo para a instalação da comissão é a leitura do requerimento em plenário pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sendo que não há prazo para isso. Senadores podem retirar ou acrescentar assinaturas até a meia-noite do dia em que o documento for lido em plenário.
Pacheco vem sofrendo pressão dos governistas para que segure a instalação da comissão, mas outros parlamentares da Casa ainda consideram sua posição uma incógnita. Na semana passada, o senador mineiro chegou a afirmar que a proximidade das eleições “atrapalha” uma CPI.
Nos últimos dias, no entanto, ele tem sinalizado que a análise do requerimento será “regimental”, e não “político”, e que vai abrir a comissão se o requerimento preencher todos os requisitos.
No ano passado, Pacheco segurou a instalação da CPI da Covid por quase dois meses, mas depois foi obrigado a instalá-la após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
O requerimento protocolado por Randolfe Rodrigues -coordenador da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva- conta com a assinatura de 30 senadores, três a mais que o necessário.
No entanto, nos últimos dias, lideranças do governo iniciaram uma ofensiva para tentar barrar a instalação. Um dos flancos é justamente buscar retirar a adesão ao documento. Os governistas investem, sobretudo, na retirada das assinaturas do senador Giordano (MDB-SP) e do líder do MDB, Eduardo Braga (AM).
Em outra frente, lideranças governistas também apontam que possuem três CPIs já protocoladas anteriormente e argumentam que a instalação deve seguir uma ordem de antiguidade. Governistas ameaçam ingressar com ação no STF para que esse critério seja seguido.
Renato Machado e Danielle Brant/Folhapress / Foto: Pedro Ladeira/Folhapress/Arquivo
Ultimas notícias
Justiça concede prisão domiciliar a policial que matou petista a tiros em Foz do Iguaçu
11/08/2022 10:00Beneficiários com NIS final 3 recebem hoje Auxílio Brasil
11/08/2022 09:31”Meu governo terá uma forte marca de inclusão social, vou colocar o pobre no orçamento”, garante Jerônimo Rodrigues
11/08/2022 09:00Treino de pódio abre oficialmente Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística em Lauro de Freitas
11/08/2022 08:28Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 27 milhões
11/08/2022 07:58Ver todas as notícias