13 de Agosto de 2022

Ao menos 46 imigrantes são encontrados mortos em um caminhão abandonado nos EUA

Pelo menos 46 pessoas foram encontradas mortas dentro e ao redor de caminhão abandonado em San Antonio, cidade do Texas, nesta segunda-feira, 27. Autoridades americanas afirmam que as vítimas são migrantes que cruzaram ilegalmente a fronteira entre os EUA e o México. Outras 16 pessoas, incluindo quatro crianças, foram encontradas vivas e levadas para hospitais locais com problemas de saúde relacionados ao calor.

O episódio já se trata de um dos piores envolvendo a morte de imigrantes nos últimos anos. Ele ocorre em meio a um aumento na imigração na fronteira sul dos EUA, que registram um recorde de prisões. Em maio, 239 mil pessoas foram presas ao longo da fronteira com o México.

De acordo com o chefe de polícia da região, William McManus, um funcionário da cidade encontrou os corpos e os sobreviventes após ouvir um grito de socorro vindo do veículo, por volta das 18h de segunda-feira. Segundo a Associated Press, três pessoas foram detidas no local, mas não está confirmada a participação delas em um esquema de tráfico de pessoas.

A investigação está sendo conduzida pela Homeland Security Investigations, um ramo do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA especializado em casos de tráfico de pessoas, segundo o The Washington Post. O motorista do veículo ainda não foi encontrado e as nacionalidades das vítimas seguem desconhecidas.

Os corpos foram encontrados próximo a Interstate 35, uma importante rota de trânsito da fronteira EUA-México. A passagem de fronteira mais próxima ao local fica a cerca de 225 quilômetros. Moradores próximos ouvidos pelo The New York Times informaram que o local era um ponto de desembarque tradicional.

A causa das mortes ainda não foi identificada pelos policiais, mas San Antonio e outras cidades do Texas vivem uma onda de calor em níveis recordes ou próximos. A temperatura nesta segunda-feira chegou a 39,4ºC na cidade, o que os deixa mais suscetíveis a desidratação e insolação.

“Eles estavam sofrendo de insolação e exaustão”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros Charles Hood. “Era um trator-reboque refrigerado, mas não havia unidade de ar condicionado visível naquela plataforma.”

Organizações de contrabando que trabalham dentro dos Estados Unidos às vezes colocam migrantes em caminhões e trailers de carga depois que eles já cruzaram a fronteira com o México, a fim de escapar dos postos de controle rodoviários operados pela Patrulha de Fronteira dos EUA

San Antonio é um importante ponto de trânsito para os migrantes que vão do Texas para outros pontos dos Estados Unidos, e dezenas de milhares de migrantes passaram pela cidade nos últimos meses, segundo defensores dos imigrantes.


Foto: Estadão Conteúdo / Foto: Eric Gay / AP

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos