10 de Agosto de 2022

Magistrado carioca recebe Título de Cidadão de Salvador

Nelson Tomaz Braga

 

“Ser conterrâneo de Ruy Barbosa, Castro Alves, Pinho Pedreira, Jorge Amado, Irmã Dulce e Maria Quitéria é inimaginável”, afirmou entusiasmado – e demonstrando conhecer a história da Bahia – o desembargador aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), o carioca Nelson Tomaz Braga, que receberá, nesta quinta-feira (31 de agosto), o título de Cidadão da Cidade de Salvador, durante sessão solene no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal.

Aprovada por unanimidade, em 15 de março deste ano, a proposta da concessão é da vereadora Cátia Rodrigues, filiada ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
“É um magistrado que honra a Justiça: sério, equilibrado e conhecedor profundo do Direito Trabalhista”, declarou Cátia, ressaltando ainda as fortes ligações do homenageado com Salvador.

“Aqui, onde atuou como advogado da antiga Rede Ferroviária Federal, ele tem inúmeros amigos, ligados, sobretudo, às áreas jurídica e esportiva. Suas atividades profissionais já foram inclusive reconhecidas pelos baianos, quando da outorga, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, da comenda ‘Ministro Coqueijo Costa’, no grau de Grande Oficial”, acrescentou.

Diplomado em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, Nelson Braga exerceu, dentre outros cargos, os de presidente e vice do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região, e integrou os conselhos Nacional de Justiça e o Superior da Justiça do Trabalho.

Também participou do Instituto Ibero-Americano de Direito do Trabalho, das academias Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, da Ibero-Americana de Derecho del Trabajo e Seguridad Social e da Nacional de Economia.
Na área esportiva, além de coordenador nacional da Justiça Trabalhista no Comitê Nacional do Poder Judiciário para a Copa do Mundo das Confederações, foi vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Vascaíno, 72 anos, casado com a também magistrada trabalhista Sônia Maria Martinez Tomaz Braga, Nelson tem três filhos e dois netos. “Toda minha família reconhece a importância deste título no meu currículo”, confessou orgulhoso.

 

 

 

 

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos