11 de Agosto de 2022

Comandante da Cavalo Marinho admite problema na parte inferior e diz que lancha era reserva

 

O comandante da lancha Cavalo Marinho I, Osvaldo Barreto, 52 anos, afirmou em entrevista à TV Bahia nesta segunda (28) que a embarcação envolvida no acidente na Baía de Todos os Santos, travessia Mar Grande – Salvador, na última quinta (24) com 19 mortos era reserva.

“Tive que pegar a Cavalo Marinho I porque a Nossa Senhora da Penha, a que saía nesse horário de 6h30, foi para lavagem do casco e manutenção”, contou.

Osvaldo afirmou ainda que a parte inferior da lancha tinha apenas uma escada. “A subida e descida é por ali mesmo, e as janelas são mais fechadas. Esse pessoal [que estava na parte do baixo], infelizmente…”, relatou emocionado. Moradores de Mar Grande criticaram os degraus da escada, que são bastante inclinados, dificultando a saída.

A Cavalo Marinho I é de 1973 e pertence à empresa CL Transportes. Ela tem capacidade para 160 passageiros e 4 tripulantes. No momento da tragédia, tinham 120 pessoas, sendo 116 passageiros e 4 tripulantes. A embarcação estava regular e com todas as vistorias em dia.

Sobre a suposta omissão de socorro, ele acredita que as outras duas embarcações que passaram no momento do acidente não viram a lancha virada devido a pouca visibilidade. Além disso, “a força da maré, levou a gente para longe da rota das outras embarcações”.

 

Osvaldo explicou também que quando saiu de Mar Grande o tempo estava viável, porém, logo depois, “quando a lancha estava na altura do banco de areia e não dava mais para voltar”, o tempo piorou. Foi quando ocorreu o acidente.

“Começou a molhar por cima de uma frecha da lona que já estava para baixo para não molhar os passageiros. Boa parte dos passageiros foi para o lado da embarcação, foi quando a onda bateu e o barco virou. Senti que ia virar e disse: ‘vai virar, vai virar Jorginho[outro tripulante]’. A lancha não virou totalmente, ela ficou assim, deitada. Foi tudo muito rápido”, disse o comandante.

 

Comandante da Cavalo Marinho admite problema na parte inferior e diz que lancha era reserva

 

 

Com informações do G1

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos