Randerson comemora avanço para taxistas: pauta defendida em Salvador vira medida nacional
O que começou como uma pauta local agora ganha repercussão nacional. Em abril, o vereador Randerson Leal (Podemos) encaminhou um ofício ao IBAMETRO e ao INMETRO solicitando duas mudanças importantes para os taxistas: a isenção da taxa de verificação de taxímetros e a revisão da periodicidade da obrigatoriedade, que hoje é anual.
Essa, no entanto, não foi a primeira vez que Randerson defendeu a categoria. Quando atuava como diretor-geral do Ibametro, ele já havia levado essa pauta ao Inmetro, cobrando medidas que reduzissem os custos e a burocracia para os trabalhadores do volante em Salvador.
Na última segunda-feira (14), o Governo Federal anunciou uma Medida Provisória que atende a essas mesmas demandas. De acordo com o anúncio, os taxistas brasileiros passam a ser isentos da taxa de verificação dos taxímetros — tanto na aquisição do equipamento quanto nas medições obrigatórias — e o prazo para verificação será ampliado de anual para bianual. A estimativa é de que mais de 100 mil taxistas sejam beneficiados, com uma economia de cerca de R$ 9 milhões por ano.
“Essa é uma pauta que escutamos diretamente dos taxistas de Salvador. Por isso, solicitamos oficialmente ao IBAMETRO e ao INMETRO que essas cobranças fossem revistas. Ver a medida ser anunciada em âmbito nacional é sinal de que estamos no caminho certo”, destacou Randerson Leal.
O vereador reforçou que agora o foco é garantir que a medida chegue na ponta e traga alívio real aos motoristas, especialmente aqueles que atuam com dificuldade para manter seus custos atualizados diante da alta dos preços e da concorrência com outros modais.
Com atuação voltada para os trabalhadores formais e informais, Randerson Leal segue atento às pautas que impactam diretamente a vida de quem move a cidade todos os dias
Ultimas notícias
Prefeitura realiza feira com vagas de trabalho para PCDs, aprendizes e pessoas com mais de 50 anos
15/07/2025 11:30Randerson comemora avanço para taxistas: pauta defendida em Salvador vira medida nacional
15/07/2025 11:00Moraes manda advogado calar e ficar ‘quieto’ em audiência no STF
15/07/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos