Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
O vereador Ricardo Almeida (DC), oitavo mais votado nas eleições de 2024 em Salvador, desmentiu boatos sobre uma possível insatisfação com seu partido e a intenção de trocar de legenda. Em entrevista à CBN Salvador, ele afirmou que mantém uma boa relação com a direção do DC, em especial com o presidente Antônio Albino.
"Estou muito satisfeito no DC, é verdade. Tenho uma boa relação com o Albino, que é o presidente. Estou lá cumprindo o meu papel. Não há desconforto com o DC. O que talvez leve algumas pessoas a imaginarem isso é porque há um desejo nosso em ser candidato no ano que vem, em colocar o nosso nome à disposição", justificou Almeida.
O vereador explicou que, apesar do interesse em disputar a Assembleia Legislativa da Bahia em 2026, ainda não se considera oficialmente no páreo. "Dizer hoje que eu sou pré-candidato, eu ainda não sou. Preciso enxergar as condições necessárias para ter êxito na eleição. Não adianta ser candidato para bater na trave e voltar", declarou.
Almeida ressaltou que sua análise leva em conta o histórico de votação e o contexto eleitoral. Em 2022, ele obteve 31.373 votos pelo extinto PSC (hoje Podemos) e ficou na segunda suplência. Em 2024, foi reeleito vereador com 15.465 votos. "Se fosse uma coisa mais planejada, talvez houvesse êxito naquela eleição. Dois deputados estaduais eleitos tiveram menos votos que eu e lá estão. É sinal de que com a minha votação eu teria uma cadeira, apenas se estivesse no lugar certo", considerou.
O vereador também citou como fator relevante a possibilidade de veto do presidente Lula a um projeto que aumentaria o número de deputados. Segundo Almeida, a medida trará prejuízo à representação da Bahia: "Nós perderíamos seis deputados estaduais e dois federais, diminuindo a força política do Estado em Brasília e na Assembleia Legislativa", alertou.
Para justificar sua postura cautelosa, Ricardo Almeida recorreu a uma analogia filosófica: "Jesus Cristo ensinou algo fantástico aos discípulos. Qual é o homem que, para construir uma casa, não para para calcular se vai poder concluir? Ou qual general que, para ir à guerra, não calcula com quantos soldados vai combater o outro exército para não sair derrotado? Antes de colocar o trem no trilho, planeje se ele tem como sair da estação e chegar ao destino".
Com base no raciocínio, Almeida concluiu: "Estou avaliando se tenho condições de concluir esta casa, se tenho condições de sair para essa guerra. Se houver, estarei me colocando. Mas hoje, eu sou pré-pré-candidato a deputado estadual".
Informações do Blog do Vila / Foto: Evilásio Júnior
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos