06 de Agosto de 2025

Escola de alto padrão pede apoio policial e reforça segurança após tiroteios em Salvador; suspeito morreu em último confronto

Uma escola de alto padrão localizada na Federação, em Salvador, pediu apoio policial e reforçou a segurança na unidade, após uma série de tiroteios no Engenho Velho da Federação. Os bairros são vizinhos e abrigam outras instituições de ensino.

O caso mais recente aconteceu nesta terça-feira (5), durante uma ação policial que terminou com um suspeito morto — a quarta morte em confronto na área em nove dias. Segundo relatos de moradores, os disparos foram ouvidos logo no começo da tarde, totalizando quase 15 minutos de confronto.

Em nota, a Polícia Militar (PM) detalhou que foi recebida a tiros durante o reforço de patrulhamento da área, e um dos homens escapou em um primeiro momento e entrou em uma edificação, onde deu início a um novo confronto.

Após o cessar dos tiros, conforme informou a PM, o homem foi socorrido, com ferimentos, para uma unidade de saúde, mas não resistiu.

No posicionamento, que foi enviado para pais de alunos, a escola detalhou que, além do apoio, foi pedida a presença no entorno da escola de agentes da 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento na área. O reforço de segurança acontece especialmente nos horários de entrada e saída de estudantes.

Apesar das medidas, a instituição, que é bilíngue e tem mensalidade que pode passar de R$ 4 mil, destacou que a rotina de aulas segue normalmente, com todas as atividades pedagógicas acontecendo.

"Seguiremos atentos e em constante diálogo com os órgãos de segurança, tomando todas as medidas necessárias para garantir a proteção e a tranquilidade de nossa comunidade escolar. Agradecemos pela confiança de sempre e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos".

Os outros casos aconteceram no dia 24 de julho e no último domingo (3). A segunda ocorrência, inclusive, interrompeu o funcionamento da Escola Municipal Makota Valdina, localizada no Engenho Velho da Federação.

Segundo a Secretaria de Educação (Smed), 89 estudantes ficaram sem aulas durante a manhã de segunda-feira (4), em continuidade da situação.

O g1 procurou a PM, para saber sobre o policiamento na região, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

 

Informações doo G1 / Foto: Reprodução/TV Bahia

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos