Governadores debatem desenvolvimento sustentável com foco na Caatinga, em assembleia do Consórcio Nordeste
Governadores debatem desenvolvimento sustentável com foco na Caatinga, em assembleia do Consórcio Nordeste
Encontro em Brasília teve participação de Jerônimo Rodrigues e reforçou propostas conjuntas para a COP30.
O governador Jerônimo Rodrigues participou na tarde desta terça-feira (5), em Brasília, da Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste. O encontro reuniu os governadores da região para tratar de temas estratégicos, como a participação dos estados nordestinos na COP30, o fortalecimento da pauta ambiental regional e propostas de desenvolvimento econômico para o Nordeste.
Durante a reunião, os governadores discutiram a construção de uma atuação conjunta, com foco especial na valorização da Caatinga, durante a conferência sobre clima da Organização das Nações Unidas – a COP30. O bioma Caatinga, exclusivamente brasileiro e presente em grande parte do semiárido nordestino, foi apresentado como ativo estratégico com enorme potencial para gerar renda, promover desenvolvimento sustentável e fortalecer a economia de comunidades tradicionais e agricultores familiares.
Outro destaque do encontro foi a participação de representantes do Banco Mundial, que apresentaram os primeiros passos de uma proposta de projetos integrados para o desenvolvimento da região. A instituição ressaltou o potencial econômico do Nordeste no setor de tecnologia, apontando caminhos para transformar inovação digital em motor de crescimento, inclusão produtiva e competitividade regional.
"Discutimos hoje com o Banco Mundial propostas que podem impulsionar o desenvolvimento sustentável do Nordeste, com foco em inovação, tecnologia e inclusão produtiva. A COP30 será uma vitrine internacional e uma grande oportunidade para mostrarmos que a Bahia e o Nordeste têm soluções concretas para os desafios climáticos e sociais. Estamos trabalhando juntos para transformar nossa diversidade ambiental e cultural em força econômica e qualidade de vida para o nosso povo", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Mais cedo, durante um almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os governadores discutiram os impactos da nova tarifa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Embora o tema não tenha sido parte formal da assembleia do Consórcio, os governadores demonstraram preocupação com os efeitos sobre setores produtivos do Nordeste.
"Nós, governadores do Nordeste, nos colocamos à disposição para, juntos, encontrarmos soluções, caso esse tarifaço permaneça. Esperamos que ele seja evitado, mas, se não for possível, precisamos de ações emergenciais para apoiar as empresas exportadoras", declarou o presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, durante o encontro com o presidente Lula.
Foto: Eduardo Aiache/GOVBR
Ultimas notícias
Embasa finaliza serviços de manutenção e melhoria em Salvador e outros 12 municípios
06/08/2025 14:00Salvador lidera geração de empregos no Nordeste no primeiro semestre de 2025 e é 4º lugar no Brasil, aponta Caged
06/08/2025 12:00Deputado Marcone Amaral destaca encontro com presidente do Vitória e abertura para parceria
06/08/2025 11:00Lula diz que vai ficar cada vez “mais esquerdista e socialista”
06/08/2025 10:30Escola de alto padrão pede apoio policial e reforça segurança após tiroteios em Salvador; suspeito morreu em último confronto
06/08/2025 10:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos