15 de Julho de 2025

Trump ameaça tarifas de 100% a países que negociarem com a Rússia caso não haja cessar-fogo na Ucrânia em 50 dias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a endurecer o tom contra a Rússia nesta segunda-feira (14). Em reunião na Casa Branca com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, Trump ameaçou impor tarifas secundárias de cerca de 100% a países que mantêm relações comerciais com Moscou, caso o presidente Vladimir Putin não aceite um acordo de paz para encerrar a guerra na Ucrânia nos próximos 50 dias.

“Estamos muito, muito insatisfeitos com eles, e vamos aplicar tarifas muito severas, se não houver um acordo em 50 dias. Tarifas de cerca de 100%, o que chamam de tarifas secundárias”, declarou Trump durante o encontro.

O presidente também demonstrou frustração com o líder russo. “Estou desapontado com Putin, achei que já teríamos feito um acordo há meses. Com base nisso, vamos aplicar tarifas secundárias”, afirmou.

As chamadas tarifas secundárias são sanções econômicas direcionadas a países e entidades que compram produtos exportados pela Rússia. As medidas podem impactar severamente nações que dependem do petróleo e gás russos como parte de sua matriz energética, incluindo China, Índia, Brasil e Turquia.

Embora esta não seja a primeira vez que Trump mencione esse tipo de retaliação, as declarações desta segunda-feira elevam o tom ao estabelecer um prazo claro: 50 dias. A ameaça reforça o crescente descontentamento do republicano com a condução da guerra por parte de Putin.

Em março deste ano, Trump já havia sinalizado a possibilidade de aplicar tarifas secundárias sobre o petróleo russo caso não houvesse avanço em um acordo de paz. “Se a Rússia e eu não conseguirmos chegar a um acordo para parar o derramamento de sangue na Ucrânia… e se eu achar que foi culpa da Rússia, vou aplicar tarifas secundárias sobre todo o petróleo vindo da Rússia”, declarou na ocasião.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Casa Branca/Reprodução

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos