Pedágio na BR-324 e BR-116 pode quase quadruplicar: de R$ 185 para até R$ 700 por caminhão
O novo plano de concessão das rodovias BR-324 e BR-116 prevê um aumento expressivo no valor dos pedágios e no número de praças de cobrança, impactando diretamente motoristas e transportadoras. Hoje, um caminhão de cinco eixos paga R$ 185 para cruzar o trecho completo. Com a nova proposta da ANTT, o custo poderá chegar a R$ 580 já no segundo ano da concessão, subindo posteriormente para até R$ 700 — quase quatro vezes o valor atual.
Além do aumento nas tarifas, o número de praças de pedágio será dobrado, passando de 7 para 14, o que torna o custo mais frequente ao longo da viagem. A proposta também prevê obras como a inclusão de uma terceira faixa em cada sentido da BR-324, com investimentos totais superiores a R$ 23 bilhões entre obras e operação.
A consulta pública segue aberta até 29 de maio, e os impactos no bolso da população, especialmente no transporte de cargas, têm gerado preocupações no setor.
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