Moraes publica decisão que suspende parte de ação penal contra Alexandre Ramagem
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), publicou nesta sexta-feira (16) o despacho que detalha a decisão da Primeira Turma da Corte de suspender parcialmente a ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Ramagem é acusado de participação em suposta tentativa de golpe de Estado, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
- Segundo o despacho, Ramagem continuará a responder a três dos cinco crimes pelos quais foi denunciado:
- Organização criminosa armada
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Golpe de Estado
Já os dois crimes que teriam sido praticados após sua diplomação — dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo, e deterioração de patrimônio tombado — foram colocados em espera até o fim de seu mandato. Durante esse período, a prescrição fica suspensa, garantindo que o tempo transcorrido não inviabilize eventual punição futura.
“Os crimes que poderão ser analisados ao término do mandato serão objeto de petição autônoma, e o período de suspensão da prescrição será computado para fins de apuração do prazo prescricional”, registra o despacho de Moraes.
A decisão da Primeira Turma, porém, não afeta os demais seis réus denunciados na mesma ação penal. Para esses acusados — entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, os generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o almirante Almir Garnier e o colaborador Mauro Cid — todos os crimes seguem sob análise sem qualquer suspensão.
Com essa decisão, o STF mantém o curso do processo em relação aos delitos mais graves imputados a Ramagem, ao passo que posterga a avaliação dos atos ocorridos após sua eleição, preservando o equilíbrio entre a prerrogativa do mandato parlamentar e o dever de investigação penal.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Fábio Rodriguez Pozzebom/Agência Brasil
Ultimas notícias
Em Jacobina, ACM Neto critica ausência de políticas públicas para o semiárido baiano
17/05/2025 14:00Camaforró 2025 tem lançamento oficial no Boulevard Shopping Camaçari
17/05/2025 10:30Advogado é preso por desviar mais de R$ 44 mil de uma idosa na Bahia
17/05/2025 10:00Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 68 milhões
17/05/2025 09:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos