08 de Maio de 2025

Arena Fonte Nova é escolhida para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027

A FIFA anunciou nesta quarta-feira (7) que Salvador será uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™. A Arena Fonte Nova foi escolhida para sediar jogos do torneio, que acontecerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. Para celebrar este momento especial, a Arena receberá iluminação cênica em verde e amarelo esta noite.

Esta será a primeira vez que o evento será realizado no Brasil. Além da capital baiana, mais sete cidades foram selecionadas: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ contará com 32 seleções e um total de 64 jogos, entre a fase de grupos e eliminatórias.

No processo de escolha, a delegação da FIFA realizou visitas técnicas de inspeção na Arena em dois momentos, em fevereiro e outubro de 2024. Na ocasião, a equipe de especialistas verificou requisitos operacionais, como infraestrutura, serviços técnicos, manutenção do campo, tecnologia, hospitalidade, acessos e ingressos.

"É um orgulho para qualquer cidade ser sede de um grande evento mundial, especialmente a primeira edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA ™ no país. Além da emoção do esporte, o torneio traz um legado importante, com impactos positivos na mobilidade, no setor turístico, serviços e na economia local. Estamos prontos para fazer uma grande festa e receber torcedores de todo o mundo”, afirma o presidente da Arena Fonte Nova, Alexandre Gonzaga.

A Arena Fonte Nova chega à sua sétima competição internacional desde a inauguração, em 2013. Única arena do Norte e Nordeste a receber todos os principais torneios internacionais de futebol, o estádio já foi palco da Copa das Confederações da FIFA™ (2013), Copa do Mundo da FIFA™ (2014), Olimpíadas (2016), Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA (2018), Copa América (2019) e, em 2025, recebe jogos da Conmebol Libertadores.

Nestes eventos, a Arena teve destaque. Na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo da FIFA ™ 2014, foi eleita a melhor entre as sedes, sendo reconhecida pela sua infraestrutura, localização e mobilidade. Em 2014, marcou história também por registrar a terceira maior média de gols em mundiais, o que lhe rendeu o apelido de “Fonte de Gols”.

Segundo Milena Andrade, gerente de operações da Arena Fonte Nova, além de toda a manutenção prevista, que já é realizada na Arena ao longo do ano, agora, com a confirmação como estádio sede, serão definidas todas as necessidades da operação para os jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA ™, e conciliaremos com nosso cronograma de atividades — desde manutenção, gramado, tecnologia, hospitalidade, ticket, comunicação e operação.

“De acordo com as inspeções técnicas, fomos muito bem avaliados nos requisitos que são necessários para atender aos jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA ™, então nosso dever de casa agora será ajustar os detalhes que são exigências do campeonato e manter nosso padrão de operação, levando em consideração as experiências das competições anteriores”, afirma a gerente.

 

Foto: San Jr.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos