Pedro Tavares propõe repasse financeiro do Governo para municípios atingidos pela seca
O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) sugeriu ao Governo do estado o repasse de recursos específicos para os municípios que enfrentam os efeitos da seca. A proposta visa garantir repasses diretos às prefeituras, com o objetivo de agilizar ações emergenciais e minimizar o sofrimento da população atingida pela estiagem prolongada, especialmente nas regiões de Irecê e da Chapada Diamantina. Tavares ressaltou a sugestão em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ontem (08/04).
O deputado frisou que o repasse financeiro aos municípios é muito necessário, diante das perdas que a população vem enfrentando. Segundo ele, o auxílio deve atender os critérios, sendo direcionados aos municípios com decreto de emergência. “Que se faça uma emenda de custeio, como já existe na área da saúde e da assistência social, para que esses recursos cheguem diretamente aos municípios em emergência. É preciso garantir a entrega de cestas básicas, o envio de carros-pipa e o apoio aos produtores rurais que estão perdendo suas lavouras e rebanhos”, defendeu. Segundo ele, a ideia é que as prefeituras tenham condições e em parceria com a Defesa Civil estadual possa elaborar planos de trabalho para acelerar as ações nas áreas mais atingidas.
Tavares destacou a gravidade da situação e cobrou medidas mais eficazes do Estado ao reforçar a proposta de criação de um Comitê de Enfrentamento à Seca. “Esse Comitê também seria para coordenar e agilizar as ações minimizando o sofrimento da população”, afirmou.
O deputado pediu maior empenho do Governo baiano ao comentar a realização de reuniões e a expectativa de visitas oficiais à região. “Soube que o governador realizou uma reunião e, segundo informações da imprensa, haverá uma visita à região de Irecê com a presença de representantes do governo estadual e federal. Quero reforçar o apelo para que dessas reuniões saiam ações concretas. É fundamental que, já no dia seguinte, medidas práticas sejam colocadas em andamento para enfrentar a estiagem que atinge duramente Irecê e a Chapada Diamantina”, ressaltou.
Ultimas notícias
ACM Neto critica Jerônimo por deixar situação sair do controle e precisar da Força Nacional no Extremo Sul da Bahia
17/04/2025 16:00PRF inicia operação de feriado nas rodovias federais
17/04/2025 14:00Com golaço de Matheuzinho, Vitória bate o Fortaleza e vence a primeira no Brasileirão
17/04/2025 07:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos