03 de Abril de 2025

Luís Eduardo Magalhães recebe Caravana Bahia Sem Fogo para fortalecer ações preventivas

Luís Eduardo Magalhães foi um dos novos municípios incluídos na Caravana Bahia Sem Fogo, iniciativa do Governo do Estado e coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) que reforça a prevenção como principal estratégia no combate aos incêndios florestais. A atividade ocorreu nesta terça-feira (01/04), no segundo dia da Caravana na região Oeste, reunindo gestores municipais, estudantes e moradores para discutir medidas de enfrentamento ao problema.

Pela manhã, a equipe técnica participou de um encontro com gestores na Câmara Municipal, onde foram apresentadas as principais demandas locais para a prevenção de queimadas. “Mais uma ação importante da Caravana, agora em Luís Eduardo Magalhães. É essencial contar com a sensibilidade da gestão municipal, já que a prevenção dos incêndios passa, antes de tudo, pela educação. A Unidade Regional seguirá à disposição para contribuir com esse trabalho. A conscientização é o caminho mais eficaz para evitar queimadas, e nosso objetivo aqui é reforçar esse compromisso e garantir que as ações tenham um impacto real”, destacou Saul Reis, coordenador da Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Barreiras.

O secretário de Sustentabilidade do munícipio, Kenni Henke, também ressaltou a importância do trabalho conjunto. “A gente sempre tem a mesma didática, independente das ações tomadas pelo Estado. Queria até agradecer à Secretaria de Meio Ambiente do Estado, ao Inema, ao IBAMA e a todos que vêm nessa caravana em busca desse controle. Isso aqui é só o primeiro [encontro], a gente vai estar aberto para vocês para qualquer ação. A Bahia quer, e a população da nossa região quer também, então contem conosco. Eu acompanho a agricultura desde os meus 16 anos aqui, e os focos de incêndio sempre acontecem nas mesmas regiões. Agora, daqui para frente, temos que agir.”

Após a reunião na Câmara, a equipe da Caravana realizou uma palestra para estudantes da Escola Ceser Pelissari, abordando os impactos ambientais e as formas de prevenção dos incêndios. O turno da manhã foi encerrado com uma entrevista na rádio Cultura, onde os técnicos reforçaram a importância da mobilização da sociedade no enfrentamento às queimadas.

No período da tarde, a agenda seguiu com uma roda de conversa na comunidade do Assentamento Rio de Ondas, reunindo moradores e trabalhadores da Associação Caliandra, projeto voltado ao fortalecimento da agricultura familiar e de empreendimentos solidários. Para os moradores do assentamento, a iniciativa representa um passo importante na capacitação da comunidade para atuar na prevenção e no combate aos incêndios. “Esse momento com o pessoal do Bahia Sem Fogo foi muito importante porque a gente vê a necessidade de treinamentos. Nós somos as pessoas que prestam os primeiros atendimentos no combate ao fogo, que vão para a linha de frente. Essa visita foi uma solicitação de muito tempo, e graças a Deus o pessoal veio, colaborou e trouxe informações sobre capacitação e possíveis ganhos de equipamentos para quem atua diretamente nesse enfrentamento”, afirmou Valéria Lima Bonfim Brito, moradora da região e colaboradora da Associação Caliandra.

Assim como em outras agendas, a comitiva da Caravana Bahia Sem Fogo deixou programados novos encontros para aprofundar discussões sobre a formação de brigadas e a educação ambiental como principais ferramentas de prevenção.

Já na quarta-feira (02/04) a Caravana Bahia Sem Fogo estará no município de São Desidério. Lá, a equipe levará atividades educativas de prevenção aos incêndios florestais e escutará as principais demandas dos gestores e da população local.

A Caravana integra o Programa Bahia Sem Fogo, Grupo de Trabalho desenvolvido de forma conjunta com diversos órgãos. Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail [email protected]. Em caso de incêndios, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Além da Sema e do Inema, a Caravana cota com a participação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), do Prevfogo/Ibama e das Secretarias de Educação, Segurança Pública e Saúde.

 

Fotos: Matheus Lemos/Ascom Sema 

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos