Salvador inicia novo ciclo de Planejamento Estratégico para o período 2025-2028
A Prefeitura de Salvador iniciou nesta quarta-feira (26) o quarto ciclo de Planejamento Estratégico, com a realização do primeiro workshop para formulação das diretrizes que nortearão a gestão municipal no período de 2025 a 2028. O evento, coordenado pela Casa Civil, conta com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita, Ana Paula Matos, secretários, secretárias e dirigentes de órgãos municipais, reunindo cerca de 80 gestores.
O novo ciclo dá continuidade ao modelo de planejamento estratégico implantado desde 2013. A metodologia, consolidada ao longo dos anos, tem sido fundamental para as transformações que fizeram de Salvador uma referência nacional em gestão pública.
“Primeira reunião de Planejamento Estratégico desse novo mandato, dessa vez com uma dinâmica diferente. Além de debatermos ações e entregas já previstas, estamos realizando um workshop para definirmos novas políticas públicas para um desenvolvimento equilibrado, sustentável e eficiente para o combate às desigualdades. O trabalho não para e esse planejamento é o que faz a diferença na eficiência da nossa gestão”, afirmou o prefeito.
No encontro, estão sendo discutidas as diretrizes gerais para a elaboração do novo plano, com a definição dos objetivos estratégicos e a agenda de prioridades. Além disso, o conteúdo formulado dialogará diretamente com o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, garantindo alinhamento entre as metas municipais e as diretrizes orçamentárias.
“Nosso planejamento estratégico, agora sob a liderança do prefeito Bruno Reis, tem sido um dos principais pilares para a transformação social e econômica de Salvador. A partir dele, conseguimos definir prioridades, otimizar recursos e entregar serviços de qualidade para a população, promovendo avanços significativos em áreas essenciais como Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrutura, Urbana, Mobilidade, entre outras”, destaca o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira.
Na segunda etapa do processo, as equipes técnicas das secretarias e órgãos municipais serão responsáveis por estabelecer as metas correspondentes aos objetivos estratégicos, bem como pelas iniciativas que viabilizarão sua execução. O plano também contará com um cronograma detalhado, previsão orçamentária e marcos de entrega, além de indicadores que permitirão medir o progresso das iniciativas ao longo do período.
Nova abordagem – A grande novidade deste ciclo é a ampliação da participação das equipes técnicas das secretarias e órgãos municipais. Diferentemente dos planos anteriores, as metas e iniciativas serão desenvolvidas em grupos técnicos dentro de cada secretaria, garantindo maior descentralização e envolvimento direto dos servidores na construção do planejamento estratégico.
O cronograma prevê a realização de workshops e oficinas setoriais até julho, com a conclusão do planejamento em agosto e a entrega final do plano em setembro. Todo o processo será conduzido em parceria com a Diretoria de Orçamento, assegurando que as diretrizes do planejamento contribuam para a elaboração do PPA 2026-2029.
Foto: Betto Jr./ Secom PMS
Ultimas notícias
Pedro Tavares lamenta demissões nas obras da Fiol e Porto Sul e cobra solução para impasses
02/04/2025 14:00Programa Morar Melhor beneficia 153 famílias no Curuzu
02/04/2025 11:00UGT-BA realiza primeiro curso de mídias sociais para sindicatos
02/04/2025 10:34Senado aprova Lei da Reciprocidade: Brasil poderá adotar sanções contra barreiras comerciais
02/04/2025 10:30Luís Eduardo Magalhães recebe Caravana Bahia Sem Fogo para fortalecer ações preventivas
02/04/2025 10:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos