Projeto de Ricardo Almeida possibilita trabalho de transcistas em camarotes durante o Carnaval de Salvador
O Carnaval de Salvador 2025 começou oficialmente nesta quinta-feira (27) e, pelo segundo ano consecutivo, dará às trancistas a garantia de trabalharem em camarotes da Prefeitura e particulares nos circuitos da festa momesca na capital baiana. O autor da proposta é o vereador Ricardo Almeida (DC) que, atendendo a uma solicitação da empresária Anna Telles, idealizadora do evento Trancista Master, protocolou o projeto na Câmara Municipal.
"O objetivo desse projeto é gerar emprego e renda para essas mulheres que vivem das tranças, que muitas vezes são pai e mãe que moram nas periferias, que são discriminadas e que precisam lutar para ter renda e possibilitar um futuro melhor para ela e para seus filhos", explica Ricardo, sobre o intuito do projeto.
O Ministério do Trabalho passou a reconhecer a ocupação de Cabeleireira Étnica e Trancista no ano 2009, abrindo uma perspectiva de carreira para esses profissionais, assim como a segurança para seus consumidores por terem no mercado profissionais treinados e qualificados.
A trança é um penteado que vem sendo utilizado desde a época da escravidão como meio de renda para as famílias, e hoje reconhecida e utilizada para preservar a cultura Afro-Brasileira e assim como valorizar a estética da população negra.
“As pessoas podem olhar para mim e falar que não sou a pessoa mais apropriada para ser o padrinho das trancistas, mas eu costumo dizer que a porta do meu gabinete as pessoas não precisam bater, pois ela está aberta. Apoiar as trancistas não é só um orgulho, mas sim uma missão, pois enfatizamos o empreendedorismo através desta parceria que já transformou tantas vidas”, completou o vereador.
Ultimas notícias
Bolsonaro é internado às pressas no Rio Grande do Norte após sentir fortes dores abdominais
11/04/2025 10:30Preços dos alimentos disparam e pesam na inflação de março
11/04/2025 10:00Prefeitura e Tribunal de Justiça firmam cooperação para facilitar acesso a serviços judiciais através de Wi-Fi gratuito
10/04/2025 19:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos