24 de Novembro de 2024

Pedro Tavares propõe inclusão do método ABA para pessoas com espectro autista na rede estadual de ensino

O deputado Pedro Tavares (União Brasil) apresentou um projeto de lei que prevê a inclusão do método ABA (Análise Aplicada do Comportamento) para o tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública estadual de saúde nos casos em que houver recomendação médica. Demonstrando preocupação com a assistência às crianças e jovens com autismo na Bahia, o deputado é autor de outros projetos voltados à causa.

Na proposta, Tavares explicou que o método ABA é uma técnica específica utilizada por diversos profissionais de saúde, durante os seus atendimentos com a finalidade de observar e explicar a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem.

O deputado lembrou que uma em cada 59 crianças tem algum tipo de transtorno relacionado ao autismo, conforme apontou o Centro de Controle de doenças dos Estados Unidos. “O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos. O transtorno afeta a comunicação, a capacidade de aprendizado e a adaptação da criança. Os estudos acerca do transtorno do espectro do autismo são recentes. Diante disso,  muitas famílias não possuem a informação e o preparo de como tratar seu filho”, citou.

O parlamentar ressaltou  a importância do acompanhamento adequado desde o diagnóstico do transtorno. “A falta da devida assistência pode ocasionar um quadro irreversível no futuro, a partir de um isolamento total da pessoa em meio à sociedade. As terapias comportamentais, conhecidas como ABA, do inglês applied behavior analysis, configuram-se como o único tipo de tratamento que tem eficácia científica, ou seja, uma comprovação de mudança positiva”, afirmou.

Estudos mostram que cerca de 80% dos casos de TEA submetidos a intervenções baseadas em ABA apresentam boa ou excelente evolução. “Isso quer dizer que essas pessoas suprem significativamente seus déficits e reduzem comportamento-problema a ponto de funcionarem nos diferentes âmbitos sociais com pouca ou até nenhuma ajuda”, enfatizou.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos