Projeto Bob Marley Vive celebra aniversário do Rei do Reggae em Salvador
Há 12 anos, Salvador se transforma num ponto estratégico de celebração ao rei do reggae, Bob Marley. É quando fãs, seguidores e ativistas celebram seu aniversário, uma data significativa para o movimento em todo país, em especial na capital baiana, primeira cidade a ter uma lei que instituiu o Dia do Reggae, nesta mesma data, há 24 anos. Em mais um ano, a Associação Cultural Aspiral do Reggae vai realizar o projeto “Bob Marley Vive”, com quatro ações gratuitas que começam nesta sexta-feira (10).
Neste dia, às 18h30, será realizada Sessão Especial na Câmara de Vereadores, proposta pela vereadora Marta Rodrigues (PT), na qual será feita homenagem ao jornalista Lino de Almeida, com a entrega a sua família de uma placa em comemoração aos 24 anos da Lei Municipal nº 5.817/20. Lino foi fundamental no fortalecimento do gênero no estado, quando em 1987 estreou seu próprio programa, Rasta Reggae, na rádio Itaparica FM e Tropical, de grande audiência, que trazia as novidades do reggae internacional e promovia os compositores e intérpretes de reggae locais. A Sessão também será uma oportunidade para ativistas reivindicarem ao poder público, ações em prol da cultura reggae na Bahia.
No dia 18 de maio (sábado), às 19h, será realizada uma Roda de Conversa sobre o legado de Bob Marley no mundo, na Casa Cultural Reggae (Pelourinho). Já no dia 25 (sábado), às 18h, será a vez do público curtir o show “Elas cantam Bob”, na Praça Jubiabá (Pelourinho), que contará com 10 mulheres do reggae baiano. Serão as convidadas: Fabiana Rasta, Jo kallado, Nelma Marks, Una, Vivi AKwaba, Maiana Martins, Pretaqueen, Nadjane, Jadelu, Jessica, Annenegona, Vivian Caroline, a poetiza Jocélia Fonseca e a dançarina, Giselle Soares. A entrada será 1kg de alimento não perecível.
O encerramento do projeto será no dia 31 de maio (sexta-feira), às 19h, no show “Bob Marley Vive”, com Kamaphew Tawa e banda Aspiral do Reggae e convidados, como a banda Ital Crew e a cantora maranhense conhecida como a “Dama do reggae”, Célia Sampaio.
Com patrocínio da Bahiagás e Saltur, o projeto Bob Marley vive já está em sua 12ª edição, mostrando o potencial da cultura reggae na cidade, com rodas de conversas, mostras de vídeos, shows. “Nosso intuito é consolidar a visibilidade ao Dia Nacional do Reggae, fortalecer a cultura reggae na Bahia, com produtores, bandas, artistas coletivos, pois o reggae não é só música, é também um estilo de vida expresso na maneira de ser, de se comportar e de pensar, vivido pelos Rastafári”, enfatiza Jussara Santana, ativista e idealizadora do projeto.
Ultimas notícias
Utinga é destaque e receberá R$ 3,25 milhões para construção de casas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
25/11/2024 13:46INSS começa hoje pagamento da folha de novembro
25/11/2024 09:00Moraes deve encaminhar denúncia contra 37 indiciados por tentativa de golpe de Estado nesta segunda
25/11/2024 08:30Yamandú Orsi, aliado de Mujica, vence eleições presidenciais e esquerda volta ao poder no Uruguai
25/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos