28 de Novembro de 2024

Infantojuvenil “O Mundo das Minhas Palavras” em cartaz domingos de janeiro no Teatro Módulo

A letra, a sílaba, a palavra, a pontuação, a construção de vocabulários e significados, as relações sociais. Este é o ponto de partida da montagem “O Mundo das Minhas Palavras”, que traz de forma lúdica e musical a constituição da linguagem como campo de interação das crianças com o mundo e com as outras pessoas. 

Vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2018, na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil, com texto de Wanderley Meira, que divide a direção com Guilherme Hunder, “O Mundo das Minhas Palavras” tem Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão no elenco. A montagem, uma produção do Núcleo Teatro Viável, fica em cartaz aos domingos de janeiro de 2024 - 14, 21 e 28 -, no Teatro Módulo (Pituba), com ingressos disponíveis no Sympla.

De forma ágil e contemporânea, o espetáculo é uma conversa com o público sobre como os adultos, a educação formal, e a sociedade em geral vão disponibilizando as palavras para a construção da linguagem das crianças, e a maneira como as crianças vão capturando e guardando essas palavras ao mesmo tempo em que constroem sua personalidade e seu discurso pessoal, social e político. A ludicidade da encenação e da dramaturgia do espetáculo parte das próprias experiências infanto-juvenis para a construção de significados, mas, ao mesmo tempo, é um alerta para a responsabilidade dos adultos sobre a entrega que se faz desses significados.

Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão se apresentam como atores adultos, estabelecem um bate-papo e, se alternam entre papéis de adultos, crianças, palavras e outros personagens do mundo infanto-juvenil, construindo uma reflexão sobre o assunto. “O universo do espetáculo é o espaço da subjetividade das crianças: colorido, não linear, mas, ao mesmo tempo fluido, e em constante construção – essa é a máxima que norteia a construção da encenação, do cenário, do figurino, da iluminação e dos efeitos que ambientam a cena, associada ao pensamento de viabilidade de execução que norteia o pensamento do Núcleo”, diz Wanderley.

A ficha técnica, além dos membros do grupo, tem o diretor musical Luciano Salvador Bahia, fazendo os efeitos sonoros e os arranjos para canções de Wanderley Meira. Inclusive, o Núcleo Teatro Viável irá disponibilizar nas plataformas de streaming todas as canções do espetáculo. Compõe ainda a equipe da montagem, o arquiteto e cenógrafo Erick Saboya, que criou um cenário totalmente sustentável. Nessa nova temporada, em que a obra será encenada em uma caixa preta, o cenário foi readaptado por Guilherme Hunder nessa nova temporada. 

Por fim, Allison de Sá, pensando a iluminação e construindo o projeto elétrico; Mônica Nascimento, fazendo a direção de movimento; Fernando Lopes, criador do capacete capturador de palavras; e Diney Araújo, capturando as imagens para as fotografias.

O Núcleo Teatro Viável é formado por Augusto Nascimento, Fernanda Beltrão, Guilherme Hunder, Monica Nascimento e Wanderley Meira, e tem como foco de pesquisa e realização a produção de espetáculos autossustentáveis, cujas apresentações não dependam de estruturas de casas de espetáculo, de forma que se possam realizar em espaços alternativos, com alta economia de energia elétrica.

Temporadas

“O Mundo das Minhas Palavras” estreou entre junho e julho de 2018, com 17 apresentações, no Laboratório de Experimentação Estética, Museu de Arte da Bahia, e uma plateia de 700 espectadores. Na época, conquistou o Prêmio Braskem de Teatro 2019 na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil, além de outras três indicações: Texto, Direção de Movimento e Direção Musical.

Em 2019, se apresentou na Feira Literária de Cachoeira e fez parte da programação do Gamboinha Nova, projeto do Teatro Gamboa Nova no mês das crianças. Retomando as atividades, em 2022, depois das restrições impostas pelo período pandêmico, participou do Festival Arte da Infância, promovido pelo Sesc, em Paulo Afonso, e realizou uma nova temporada entre novembro e dezembro, na Casa Rosa Salvador.

Em março 2023, nosso espetáculo participou do projeto Dominguinho, do Sesc – Alagoinhas, em junho fez uma temporada de 09 apresentações em Vitória da Conquista, e, em agosto, integrou a programação da FLIPELÔ. Agora, em 2024, neste período de férias e de retorno às aulas, traz uma nova temporada em janeiro e fevereiro, no Teatro Módulo.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos