28 de Abril de 2024

Empresas aéreas vão apresentar plano para reduzir preço das passagens

Na terça-feira (14), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), disse que as empresas aéreas se comprometeram a apresentar, em até 10 dias, um plano para reduzir o preço das passagens aéreas aos brasileiros.

“Fizemos uma reunião com as companhias aéreas que se comprometeram a apresentar um plano para que a gente possa buscar a redução no custo das passagens no Brasil”, afirmou Filho em conversa com jornalistas.

Silvio Costa Filho se reuniu na noite de terça (14) com representantes das companhias Latam, Azul, Gol e VoePass, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas e da Anac para discutir o valor das passagens.

De acordo com os dados mais recentes da Anac, referentes a agosto, o preço médio das tarifas é de R$ 649,17.

“Sabemos que o aumento das passagens é uma questão mundial. Na Europa e nos Estados Unidos, nós tivemos aumento nas passagens aéreas. O que nós não podemos aceitar e permitir são aumentos abusivos que têm prejudicado a população brasileira”, afirmou o ministro.

O Governo Lula defende que os preços deveriam refletir a redução no preço do querosene de aviação. O combustível representa cerca de 40% dos custos do setor e teve queda de 18,7% nas refinarias da Petrobras, na comparação com novembro de 2022.

Segundo Silvio Costa Filho, as empresas justificam os preços por causa das dificuldades enfrentadas pelo setor na pandemia de covid-19 em 2020 e 2021.

“As companhias aéreas passaram momentos muito difíceis e estão com problemas de fato de caixa até para colocar aeronaves viajando pelo Brasil”, afirmou o ministro.

De acordo com ele, os elevados custos jurídicos também são uma queixa das companhias, que pagam cerca de R$ 1 bilhão com processos judiciais.

 

Informaçõe da Gazeta Brasil / Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos