22 de Novembro de 2024

Mais de 30% da população mundial sofre com o bruxismo

Por Marcos Antonio Makal
 
Estresse, ansiedade e tensão: distúrbios aumentam a aparição do bruxismo. Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que cerca de 30% da população mundial tem bruxismo.
 
Caracterizado pelo ranger ou apertamento dentário em vigília ou durante o dia e, mais frequentemente à noite, durante o sono, trata-se de um desalinhamento funcional, que atinge tanto adultos quanto crianças. No Brasil, dados oficiais indicam que o problema chega a atingir aproximadamente 40% da população. O transtorno é perigoso, e pode causar lesões dentárias permanentes.
 
As consequências do bruxismo são muitas: desgaste do esmalte dentário e da dentina; quebra dos dentes e de próteses; sensibilidade e mobilidade dos dentes; dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados; dor de cabeça; fadiga facial geral.
Após a pandemia, os números aumentaram significativamente. Isso ocorre porque as causas mais comuns do bruxismo são estresse, ansiedade e tensão - ainda mais prevalentes em um momento como o que ainda estamos passando.

Para a doutora Silvania Rocha o alerta contra o bruxismo é importante, pois o estilo de vida atual, estressante e agitado colabora para o aumento significativo da incidência dessa disfunção, nem sempre percebida facilmente.
 
A Silvania Rocha Odontologia destaca que o processo de tratamento adota uma abordagem multidisciplinar, englobando não somente a área odontológica com suas especialidades dedicadas à Disfunção Temporomandibular (DTM) e a dentística, mas também se estendendo a diversas outras esferas da saúde. Isso inclui a fisioterapia, a psicologia e a neurologia, entre outras.
 
Uma abordagem mais comumente usada no tratamento envolve a utilização de laser terapia, bem como a aplicação de toxina botulínica. No entanto, vale ressaltar que esses procedimentos requerem um planejamento cuidadoso e individualizado, para que possa ser delineado um plano de tratamento eficaz e adequado a cada paciente, conforme explicado pela Dra. Silvania Rocha.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos