29 de Abril de 2024

Congresso Jurídico é realizado em Barreiras pela OAB

Foi realizado ontem (09), em Barreiras, o II Congresso Jurídico do Oeste Baiano - Vivências da Advocacia: impactos sociais e jurídicos. O evento contou com a presença do assessor jurídico da Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Dr. Yuri Ubaldino, ele que também é Mestre e Doutorando, membro do TED e de duas comissões na OAB/BA.

Em sua palestra, Ubaldino, abordou sobre o Incidente de Resolução de Demanda Repetitiva (IRDR), com uma técnica processual de julgamento de casos repetitivos e a possibilidade do cabimento nos Juizados Especiais. “Este é um tema muito interessante para a toda a sociedade civil, pois o IRDR visa fixar uma tese jurídica sobre determinada matéria de direito em grande quantidade de processos e com isso harmonizar a isonomia de julgamentos comuns para os jurisdicionados, ganhando a segurança jurídica dos julgados e prestigiando a razoável duração do processo”, afirmou o assessor jurídico da ALBA.

Ao abordar sobre o cabimento nos Juizados Especiais, o professor de Processo Civil, disse que há posicionamentos a favor e contra, mas deixou claro que uma coisa é a aplicabilidade da tese jurídica fixada no Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional (Federal, Trabalho ou Eleitoral) nos processos em trâmite nos Juizados Especiais e outra coisa bem diferente é o processamento do IRDR nos processos originários dos Juizados Especiais.

O evento foi realizado pela Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), sessão Barreiras e contou com a presença de diversos advogados da cidade e da região, além de estudantes de algumas universidades. Na ocasião Ubaldino também falou sobre a sua participação na VIII Conferência Estadual da Advocacia Baiana, onde abordou sobre o recurso de Agravo de Instrumento no Tribunal de Justiça.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos