Canetada de Toffoli anula atos da Lava Jato contra petista ex-marido de Gleisi
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta sexta-feira (6) todos os atos processuais da Operação Lava Jato contra o ex-ministro Paulo Bernardo, ex-marido da atual ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e que ocupou as pastas do Planejamento e das Comunicações nos governos de Lula e Dilma Rousseff. A decisão também extingue uma ação penal que tramitava na 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, por “evidente falta de justa causa”.
Toffoli alegou em sua sua decisão na suposta existência de conluio entre o ex-juiz Sergio Moro e integrantes do Ministério Público Federal (MPF), evidenciado por um “acerto prévio entre acusação e magistrado” para deflagração de operações policiais, como as fases Pixuleco 1 e 2, que tinham como alvos Paulo Bernardo e o advogado Guilherme de Salles Gonçalves. O ministro já havia anulado, em 2023, provas do acordo de leniência da Odebrecht contra Bernardo, inviabilizando uma ação em Porto Alegre.
A defesa de Paulo Bernardo argumentou que os processos apresentavam uma “anomalia institucional”, marcada pela atuação conjunta do MPF e do Judiciário contra alvos previamente escolhidos, violando o devido processo legal. Com essa decisão, o STF reforça o entendimento de que houve parcialidade e abusos em diversas ações da Lava Jato, comprometendo a legitimidade das condenações.
Informações do Diário do Poder / Foto: José Cruz/ABr
Ultimas notícias
Em Salvador, Janja prestigia celebração dos 20 anos da Fábrica Cultural e reforça apoio ao empreendedorismo feminino na Bahia
16/08/2025 11:001ª edição do Viver Salvador ocupa Comércio neste domingo (17) com atividades culturais para toda a família
16/08/2025 10:30Viver a Cidade leva lazer e atividades físicas a pessoas com deficiência na Av. Magalhães Neto neste domingo (17)
16/08/2025 10:00Trump e Putin descrevem negociações no Alasca como ‘construtivas’ e ‘mutuamente respeitosas’
16/08/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos