China pede cessar-fogo Rússia-Ucrânia e negociações de paz
A China, uma firme aliada da Rússia, pediu um cessar-fogo entre a Ucrânia e Moscou e a abertura de negociações de paz como parte de uma proposta de 12 pontos para encerrar o conflito.
O plano divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Ministério das Relações Exteriores também pede o fim das sanções ocidentais impostas à Rússia, medidas para garantir a segurança das instalações nucleares, o estabelecimento de corredores humanitários para a evacuação de civis e medidas para garantir a exportação de grãos após interrupções. fez com que os preços globais dos alimentos disparassem.
A China afirmou ser neutra no conflito, mas tem um relacionamento “sem limites” com a Rússia e se recusou a criticar sua invasão da Ucrânia, mesmo referindo-se a ela como tal, enquanto acusa o Ocidente de provocar o conflito e “incitar o chamas” fornecendo à Ucrânia armas defensivas.
A China e a Rússia têm cada vez mais alinhado suas políticas externas para se opor à ordem internacional liberal liderada pelos EUA. O ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, reafirmou a força desses laços quando se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, durante uma visita a Moscou nesta semana.
A China também foi acusada pelos EUA de possivelmente se preparar para fornecer ajuda militar à Rússia, algo que Pequim diz não ter provas.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Ding Lin/Xinhua
Ultimas notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos