Biden negocia acordo para OMS ditar políticas
O presidente americano Joe Biden planeja assinar um acordo “juridicamente vinculativo” com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que dá à agência de saúde das Nações Unidas autoridade para ditar as políticas americanas durante uma pandemia.
Xavier Becerra, Secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, se reuniu com Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, para desenvolver uma “plataforma para maximizar a parceria de longa data EUA-OMS, proteger e promover a saúde de todas as pessoas ao redor do mundo, incluindo o povo americano”. O encontro foi realizado em setembro de 2022.
Essa reunião deu origem ao “rascunho zero” de um tratado pandêmico, publicado em 1.º de fevereiro. Os EUA e a OMS precisam da assinatura de todos os 194 estados-membros. Uma reunião do Órgão Intergovernamental de Negociação da OMS está marcada para 27 de fevereiro para definir os termos finais que os membros devem assinar.
Escrito sob a bandeira do “mundo unido de forma equitativa”, a proposta concede à OMS o poder de declarar e “administrar” uma emergência pandêmica global.
É a chamada “resposta pandêmica centralizada”. Uma vez declarada a emergência de saúde, todos os signatários terão que se submeter à autoridade da OMS em relação a tratamentos e regulamentações governamentais, como bloqueios e vacinas, cadeias de suprimentos globais, monitoramento e vigilância de populações.
Informações da Revista Oeste / Foto: Divulgação/Wikimedia
Ultimas notícias
Ricardo Almeida descarta insatisfação com DC e avalia candidatura a deputado estadual em 2026
21/08/2025 12:00Aleluia recebe defesa de Hamilton e Conselho de Ética define próximos passos do processo
21/08/2025 11:30Anderson Ninho protocola projeto que reconhece corrida de rua como prática esportiva urbana em Salvador
21/08/2025 11:22Leur Lomanto Jr. diz que após anos de enganação da ponte Salvador–Itaparica, Governo impõe mais dificuldades ao fechar ponte de Mar Grande
21/08/2025 11:00Alan Sanches vai propor obstrução na AL-BA contra matérias do governo em regime de urgência e critica “volume desenfreado de empréstimos”
21/08/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos