Barroso: ‘É fácil distinguir o que é uma opinião do que é um crime’
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta-feira (22), que é relativamente fácil distinguir o que é uma opinião do que é um crime.
“A bronca é livre, a queixa política é livre. Se alguém disser que o STF é muito ruim, que essa é a pior composição da história do STF, tem todo o direito. Mas se alguém disser ‘vamos invadir o Supremo e tirar aqueles ministros de lá à força e se possível matá-los’, isso evidentemente não é liberdade de expressão. Portanto, é relativamente fácil distinguir o que é uma opinião do que é uma ameaça, um crime”, disse Barroso em entrevista à CNN Brasil.
“Se alguém quiser dizer na internet que querosene é bom para curar a Covid, essa não é uma desinformação neutra ou ingênua, ela pode matar as pessoas”, disse Barroso. […] Eu entendo que em situações concretas pode haver dificuldade de determinar o certo ou não, mas para isso existe o Poder Judiciário, para fazer uma ponderação das circunstâncias em jogo”, disse o magistrado.
Você não pode, por exemplo, dizer ‘eu tenho prova de que houve fraude nas eleições’ se não tiver. A naturalização da mentira não é algo aceitável em uma sociedade civilizada e não pode ser uma estratégia política”, acrescentou o ministro do STF.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ultimas notícias
‘Rival’ chinês de Elon Musk tem 36 satélites, Starlink tem 7 mil
22/11/2024 10:00“O mundo inteiro olha para o Brasil assustado”, diz Éden sobre indiciamento de Bolsonaro por golpe
22/11/2024 09:00Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
22/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos