Exagerou? Nutróloga dá dicas de como retomar a boa alimentação após os excessos de final de ano
Passada as festas de final de ano, uma das primeiras metas que são feitas para o novo ano é cuidar da saúde, principalmente após os excessos com a variação de comida que essa época do ano proporciona. Para falar sobre esse tema e auxiliar os seus ouvintes com esse desafio o programa Microfone Aberto, da Rádio Massa FM, sob o comando de André Spínola, conversou com a médica nutróloga Ligia Albuquerque.
Segundo a especialista é natural que as pessoas exagerem na comida durante as festas de final de ano, mas não é motivo para desespero já que com um planejamento é possível regular o peso e cuidar da saúde. “Agora que passou a gente sempre planeja o próximo passo. Durante o período das festas a gente tem já comprovado que as pessoas ganham um pouco de peso, ficam mais inchadas, acaba a balança subindo um pouco, mas não é para se desesperar, é para esfriar a cabeça e se planejar”, explicou a médica.
Um dos principais incômodos é o inchaço deixado pelo excesso de massas, pães e bebidas e existem diversas dicas para amenizar esse sintoma. “A primeira coisa é se hidratar bem. O corpo quanto mais bem hidratado ele fica menos inchado, quando ele se hidrata bem ele consegue fazer que os rins funcionem melhor e ele drena colocando pra fora esse excesso de inchaço. A atividade física também, se puder voltar com as caminhadas e academia, ajuda muito, pois ajuda o nosso sistema circulatório. E fazer também o básico que é a comida [...] tirar os ultraprocessados, biscoitos recheados, muito doces, bolos e fazer um corte desses itens”, disse Ligia
Assim como o inchaço, segundo a médica, a barriga indesejada tem muita relação com o excesso de carboidrato. “O que é o carboidrato? pães, massas, doces, bolos, esse excesso de carboidrato tem muita relação com essa barriguinha. A barriguinha tem muita relação com o excesso de tudo, mas se a gente puder diminuir esse tipo de alimento já vai fazer bastante diferença”.
Ainda, segundo Ligia Albuquerque, além de uma reeducação alimentar, é essencial que quem deseja perder a barriga que ganhou durante os excessos de final de ano, é fazer musculação. “A musculação tem se mostrado cada vez mais eficiente, pois quando você treina os músculos você melhora todos outros sistemas que regulam e melhoram hormônios, além do sono que é fundamental também. Dormir melhor ajuda muito a diminuir a barriguinha. Então fazer atividade física, comer com um pouco mais de regras e checar com o médico se você tem alguma condição que precipite a formação da barriguinha”, avaliou.
Ultimas notícias
‘Rival’ chinês de Elon Musk tem 36 satélites, Starlink tem 7 mil
22/11/2024 10:00“O mundo inteiro olha para o Brasil assustado”, diz Éden sobre indiciamento de Bolsonaro por golpe
22/11/2024 09:00Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
22/11/2024 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos