13 de Agosto de 2022

Suíca entrega título de cidadão e comenda Maria Quitéria para Mone Lima e Bia Ferreira, ícones do esporte baiano

Dois atletas baianos foram homenageados em Salvador, nesta quarta-feira (29), com o título de cidadão soteropolitano e com a comenda Maria Quitéria durante sessão especial presidida pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT). Amonio de Lima Silva, popularmente conhecido por ‘Mone’, e Beatriz Iasmin Soares Ferreira, a ‘Bia Ferreira’, receberam as respectivas honrarias das mãos do edil petista e falaram sobre a projeção mundial do boxe. Ambos atuam no pugilismo baiano e foram campeões olímpicos como treinador e como atleta de alto rendimento. Mone agora é cidadão de Salvador e Bia recebe a comenda que reconhece o trabalho de mulheres que se destacam em atividades em benefício da capital e do estado.

Na oportunidade, Suíca parabenizou os atletas e defendeu a necessidade de novos incentivos dentro do cenário político para fomentar o esporte. “As honrarias representam muito para a Bahia, primeiro pela resistência desses jovens negros e pobres da periferia, que com força e dedicação alcançaram o auge das suas carreiras. Mone começou conosco em um projeto no fundo do quintal de sua casa há 20 anos em Pernambués. Aos poucos foi galgando espaço com ajuda de amigos e chegou a treinador da seleção olímpica brasileira. Sendo campeão com Herbert Conceição e Bia Ferreira. Mone voltou para Salvador e tem ampliado nosso projeto para jovens em situação de risco”, sintetiza o petista.

Suíca ainda salientou que o projeto comandado por Mone teve inscrição de 60 atletas em apenas 30 dias de retorno e uma fila enorme para dar conta. Ele também frisa a importância de Bia Ferreira para o esporte feminino. “Ela é uma guerreira negra da periferia e continua crescendo. Continua na seleção brasileira, vai até a França e, depois, vai tentar o pugilismo profissional, e eu estarei aqui para apoiar e ajudar no que for necessário. Isso é para mostrar que o povo brasileiro, o da periferia pode mais. Se o estado ajudar, logicamente teremos vários outros nomes campeões. Esporte não é política de governo, é política de estado. Somente assim conseguiremos vencer o crime e a pobreza”.


Foto: Divulgação

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos