Ivana Bastos ressalta protagonismo de Caetité e Recôncavo na Independência do Brasil na Bahia
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputada Ivana Bastos, comemorou, nesta terça-feira (2.07), o projeto de lei enviado ao Congresso Nacional pelo presidente Lula tornando o 2 de Julho Dia da Consolidação da Independência do Brasil. "Uma luta que terminou em 1823, mas começou ainda em 1822, na Heroica Cachoeira, em todo o Recôncavo, Litoral Norte e na minha Caetité, cidade onde as comemorações também datam do Século XIX e é reconhecida pelo seu protagonismo na luta pela libertação da Bahia e do Brasil", observou.
Ao hastear, pela manhã, a bandeira da Bahia em frente ao Memorial 2 de Julho, no Largo da Lapinha, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito Bruno Reis, a chefe do Legislativo baiano participou pela primeira vez das solenidades em Salvador. Em anos anteriores ele sempre esteve presente nas comemorações em Caetité, município que se uniu, em 5 de dezembro de 1822, ao governo estabelecido em Cachoeira, em junho do mesmo ano, e foi importante na guerra de libertação, contribuindo com tropas e provisões.
"Foi luta. Foi resistência. Foi coragem. E hoje, ao caminhar pelas ruas e hastear a bandeira, senti a emoção de homenagear mulheres e homens baianos que enfrentaram o inimigo e escreveram, com bravura, as páginas da nossa liberdade", afirmou a presidente da ALBA.
Ivana Bastos disse, ainda, que "a vida é feita também de atos simbólicos e hoje, celebrando o 2 de julho, data em que se fez valer a independência na prática, com bravura, com sacrifício, exaltamos a nossa raiz, nossa história, nossa força".
Foto: Sandra Travassos e João Valadares
Ultimas notícias
Em Salvador, Janja prestigia celebração dos 20 anos da Fábrica Cultural e reforça apoio ao empreendedorismo feminino na Bahia
16/08/2025 11:001ª edição do Viver Salvador ocupa Comércio neste domingo (17) com atividades culturais para toda a família
16/08/2025 10:30Viver a Cidade leva lazer e atividades físicas a pessoas com deficiência na Av. Magalhães Neto neste domingo (17)
16/08/2025 10:00Trump e Putin descrevem negociações no Alasca como ‘construtivas’ e ‘mutuamente respeitosas’
16/08/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos