13 de Agosto de 2022

Maternidade da Santa Casa de Jequié promove treinamento de equipe assistencial para estímulo ao aleitamento materno exclusivo

A equipe assistencial da Santa Casa de Jequié, complexo de saúde da Fundação José Silveira que é referência em gestação de alto risco, participa neste mês de junho o curso “Treinamento Prático de Manejo da Lactação”, ministrado pela Dra. Dolores Fernandez, médica pediatra e vice-presidente do Conselho da Fundação, e por Marizete Argolo, enfermeira especialista em amamentação. A formação integra uma rotina de aprendizado e aperfeiçoamento contínuo, com foco na garantia da qualidade do atendimento e na experiência do paciente. 

De acordo com a Dra. Dolores, o objetivo do treinamento é aumentar os índices de aleitamento materno exclusivo. "Este treinamento capacita os profissionais do hospital a orientar as melhores práticas para que as mães amamentem os seus filhos exclusivamente com o leite materno até os 6 meses e, depois, de forma complementada, com outros alimentos saudáveis, como frutas, verduras, carnes e peixes" esclarece a médica. O índice atual de aleitamento materno exclusivo na Santa Casa de Jequié é de 80%, superior à meta de 70% da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2030 e bastante acima da taxa de 62,4% registrada no Brasil, quando se trata de amamentação na primeira hora de vida, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019). 

Primeira maternidade 100% SUS acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o selo de Acreditado Pleno – Nível 2, a unidade da Fundação José Silveira em Jequié conta com padrão de assistência similar ao dos grandes hospitais da capital baiana e de outros estados brasileiros. O foco agora é a conquista de uma nova certificação, o selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, uma vez que 40 profissionais foram aprovados no Treinamento Prático de Manejo da Lactação e as atividades prosseguem, com uma nova equipe a ser qualificada. 

“Quando mais de 80% dos profissionais estiverem treinados, o hospital será avaliado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado, para verificar se foram cumpridos os “10 Passos de Sucesso da Amamentação” e, assim, receber o selo de qualidade”, explica a Dra. Dolores Fernandez. Como destaca a médica, o hospital possui “um time de profissionais muito engajados nesse propósito, desde a mais alta direção até os profissionais da atenção direta à paciente, uma equipe participativa e interessada no objetivo de tornar a Santa Casa de Jequié um Hospital Amigo da Criança”.


Foto: Divulgação

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos