Caravana da Biosfera leva proposta de criação de Reserva à Chapada Diamantina neste sábado (16)
Com o objetivo de fortalecer o protagonismo da Bahia na rede internacional de Reservas da Biosfera e de consolidar um modelo de governança ambiental baseado na cooperação, na ciência e na participação social, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e parceiros, inicia, neste sábado (16), a Caravana da Biosfera. A iniciativa prevê a construção coletiva, junto à sociedade, da proposta de criação da Reserva da Biosfera da Chapada Diamantina (RBCD), um reconhecimento nacional e internacional da importância ambiental, cultural e social da região.
Formada por representantes da Sema, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e de instituições parceiras, a Caravana percorrerá, entre os dias 16 e 23 de agosto, sete municípios da Chapada Diamantina com notório valor ecológico, sociocultural e geopolítico, características que qualificam a região para integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera do Programa “O Homem e a Biosfera” (MaB), da UNESCO. O roteiro inclui Lençóis (16), Andaraí (18), Rio de Contas (19), Ibicoara (20), Seabra (21), Morro de Chapéu (22) e Miguel Calmon (23).
Além de promover ações de escuta e sensibilização das comunidades locais sobre a proposta, a Caravana busca o apoio de instituições e organizações por meio da assinatura da Carta de Adesão à Criação da RBCD, consolidando um pacto coletivo pela proteção, valorização e gestão sustentável desse território, que é patrimônio de toda a humanidade.
À frente da proposta na Sema, o Biólogo e Assessor Administrativo da Coordenação de Ações Estratégicas (Coaes), Guido Brasileiro, explica que a Caravana da Biosfera se baseia em três eixos principais: informar, escutar e sensibilizar. "Informar significa apresentar à população o projeto, explicar o que é uma Reserva da Biosfera, como ela funciona, como será a gestão e quais os benefícios que pode trazer. Escutar é entender se o território se reconhece como Chapada Diamantina, se percebe seu valor para a conservação e o desenvolvimento sustentável, e se a proposta está adequada à realidade local", explica. Ele destaca ainda que o momento será de ajuste e validação.
Já quanto à sensibilização e o engajamento da sociedade, Guido afirma que a Caravana promoverá discussões com as comunidades, enfatizando que a Reserva da Biosfera não é uma área de restrição, e sim um espaço de cooperação, gestão participativa e construção de soluções sustentáveis. "Para isso, precisaremos de pessoas dispostas a participar do conselho, dos subcomitês e das ações que serão implantadas”, destacou.
A proposta de criação da RBCD está atualmente em fase de validação externa, etapa da qual a Caravana faz parte. Após a coleta de contribuições nos municípios, o documento será revisado e encaminhado à Comissão Brasileira para o Programa “O Homem e a Biosfera” (COBRAMAB), instância responsável por avaliar e encaminhar a candidatura à UNESCO.
Ultimas notícias
Brasil ainda joga nesta sexta (15) e no sábado (16) na Arena Aquática pelo Mundial Sub-20 de Polo Aquático
15/08/2025 12:00EUA devem incluir Dilma e Padilha entre punidos pelo Mais Médicos’
15/08/2025 11:00Influenciador Hytalo Santos e marido são presos em São Paulo
15/08/2025 10:45Bruno Reis participa do Bahia Export 2025 e reforça Salvador como polo estratégico de logística
15/08/2025 10:30Silas Malafaia será investigado pela PF junto de Bolsonaro em suposta trama golpista
15/08/2025 10:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos