Moraes manda bloquear salário e verbas de gabinete do senador Marcos do Val
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) uma série de medidas restritivas contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES), incluindo o bloqueio de salário, verbas de gabinete, bens e o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica. A decisão ocorre no âmbito de uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta manhã, após o parlamentar retornar ao Brasil vindo dos Estados Unidos sem autorização do STF.
De acordo com a decisão, Moraes ordenou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que suspenda o pagamento do salário de Do Val, além de todas as verbas parlamentares a que ele teria direito. Também foram bloqueados seus bens, contas bancárias, investimentos, imóveis, veículos, embarcações, aeronaves e todas as chaves Pix e cartões vinculados a ele.
O senador foi abordado por agentes da Polícia Federal no Aeroporto de Brasília, logo após desembarcar de uma viagem ao exterior. A viagem, feita sem autorização judicial, violou medidas anteriormente impostas por Moraes, que já havia determinado o bloqueio de contas do parlamentar após a divulgação de um vídeo gravado nos Estados Unidos.
A tornozeleira eletrônica será instalada no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime), da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF). Do Val esteve no local acompanhado de seu advogado, Iggor Dantas.
Com o monitoramento eletrônico, o senador passa a cumprir as mesmas medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo o recolhimento domiciliar noturno — com permissão para sair de casa apenas entre 6h e 19h, de segunda a sexta-feira. Fins de semana e feriados exigem permanência em casa. Moraes também reiterou a proibição de uso de redes sociais por parte de Do Val.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Agência Senado
Ultimas notícias
Em Salvador, Janja prestigia celebração dos 20 anos da Fábrica Cultural e reforça apoio ao empreendedorismo feminino na Bahia
16/08/2025 11:001ª edição do Viver Salvador ocupa Comércio neste domingo (17) com atividades culturais para toda a família
16/08/2025 10:30Viver a Cidade leva lazer e atividades físicas a pessoas com deficiência na Av. Magalhães Neto neste domingo (17)
16/08/2025 10:00Trump e Putin descrevem negociações no Alasca como ‘construtivas’ e ‘mutuamente respeitosas’
16/08/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos