05 de Junho de 2025

Bruno critica mudanças em zoo e nega interesse em gestão: 'Se a Prefeitura for assumir todas incompetências do governo, não terá recursos'

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) criticou nesta terça-feira (3) a decisão do governo Jerônimo Rodrigues (PT) de transformar o Zoológico de Salvador em um parque exclusivamente dedicado à fauna brasileira, com foco na educação socioambiental. Para o gestor municipal, o modelo tradicional deveria ser mantido.

“Zoológico é zoológico. Parque de educação socioambiental é parque de educação socioambiental. Se eu fizer uma enquete com as crianças, tenho certeza que a grande maioria vai preferir o formato anterior”, afirmou Bruno, ao ressaltar que, na sua opinião, o espaço deveria manter bichos selvagens, como leões, girafas e elefantes.

O prefeito sugeriu ainda que o governo estadual utilize outros equipamentos públicos para a implantação de parques socioeducativos. “Poderia pegar parques que estão abandonados pelo Estado, como o Parque Metropolitano de Pituaçu ou o Parque do Abaeté, e aí transformá-los em parques socioeducativos, que são importantes. Eu defendo que tenha, nós temos os nossos”, disse, ao citar exemplos administrados pela Prefeitura, como o Jardim Botânico e o Parque da Cidade.

Bruno Reis reforçou que sua gestão também atua na implantação de novos espaços com tal perfil, a exemplo do parque socioambiental em Canabrava, ou nos bairros de Mata Escura e Jardim Pitanga. “Mas zoológico é zoológico e parque socioambiental é parque socioambiental”, insistiu.

Questionado sobre a possibilidade de a Prefeitura assumir a gestão do Zoológico ou de criar um novo, o prefeito foi enfático ao rejeitar a ideia. “Se a Prefeitura for assumir todas as incompetências do governo, nós não teremos recursos para isso. Já estou assumindo na área de saneamento, de abastecimento de água, agora estamos indo para a segurança. Existem áreas que, infelizmente, são responsabilidade e atribuição do Estado, e cabe ao Estado dar a solução”, concluiu.

O Zoológico de Salvador, localizado no bairro de Ondina e administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), passou recentemente por uma reformulação para abrigar apenas animais da fauna brasileira, com foco na conservação, pesquisa e educação ambiental.


Informações do Blog do Vila / Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos