07 de Maio de 2025

Trabalhadores procuram Suíca com receio da mecanização que acarreta perdas de postos de emprego na Caixa

Procurado por grupos de trabalhadores e trabalhadoras da Caixa Econômica Federal, o ex-vereador Luiz Carlos Suíca (PT) defende a manutenção de recursos humanos mesmo com o avanço da mecanização e informatização de funções, que acarreta perdas de postos de empregos no país. Em Salvador, profissionais emitiram uma carta aberta para ampliar o assunto e levar mais informações para a sociedade sobre o que vem acontecendo nas esferas privadas e públicas via legado da política de extrema direita.

“Temos exemplos de países que já iniciaram esse processo de mecanização e informatização. Postos de combustíveis sem frentistas, call centers com atendimento virtual, mercados sem trabalhadores nos caixas e tantos outros exemplos que são nocivos para a ampliação da geração de emprego e renda. O Brasil não pode virar uma nação que deixa seus trabalhadores serem substituídos por robôs ou sistemas informatizados. É mais uma ação orquestrada pela extrema direita e que tem como função ampliar a pobreza”, frisa Suíca ao criticar a Caixa.

Os trabalhadores do banco público, em nota, refutaram a ação no Brasil e defenderam a continuidade dos recursos humanos para qualificação do atendimento. “Hoje atuamos em diferentes frentes em busca de frear essa questão da perda de empregos para computadores e sistemas informatizados. É necessário que a sociedade entenda que nós estamos tentando manter a qualidade dos serviços na Caixa. E o país não pode simplesmente aceitar que os índices de empregos caiam, principalmente com todo o esforço do Governo Lula em gerar empregos”, apontam os profissionais.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos