05 de Maio de 2025

Lula demora, mas substitui acusada de assédio no ministério das Mulheres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, nesta segunda-feira (5), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou para o cargo a ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes, que tomou posse na manhã do mesmo dia.

A mudança, já esperada, foi oficializada por meio de nota do Palácio do Planalto e será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, à assistente social e professora Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres, até então ocupado por Cida Gonçalves”, diz o comunicado.

Cida Gonçalves deixa o cargo em meio a denúncias de assédio moral e racismo apresentadas desde o ano passado por servidoras do ministério, além de suposta oferta de dinheiro a uma secretária em troca de sua demissão. Ela foi acusada de tratar subordinados de maneira “hostil”, aos  gritos e ameaças.

Apesar da gravidade das denúncias, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República mais uma vez passou pano para integrante do governo Lula e arquivou o processo.

Foi um vexame: gravações em áudio provavam a conduta imprópria da ex-ministra.

Márcia Lopes, que ocupou o cargo de ministra do Desenvolvimento Social em 2010 durante o segundo mandato de Lula, retorna ao primeiro escalão do governo. Filiada ao PT, ela era secretária-executiva da pasta antes de assumir o ministério na ocasião.


Informações do Diário do Poder / Foto: Divulgação

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos