04 de Maio de 2025

Parlamentares pressionam por instalação da CPI do Roubo dos Aposentados para apurar desvios de recursos do INSS

Um novo pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos desvios de valores de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) elevou para 13 o total de solicitações de CPIs que aguardam análise na Câmara dos Deputados.

A proposta, protocolada na última quarta-feira (30), contou com 185 assinaturas — 14 a mais que o mínimo necessário para esse tipo de requerimento. Apesar do número suficiente de apoios, a abertura da CPI depende de uma decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que se comprometeu com líderes partidários a avaliar o pedido, sem, no entanto, estipular prazo para resposta.

As solicitações se acumulam desde a presidência de Arthur Lira (PP-AL) e abrangem uma série de temas, como combate ao crime organizado, abuso de autoridade e uso de passagens aéreas. Todas já atingiram o número mínimo de assinaturas exigidas, mas continuam sem desfecho.

Diante da possibilidade de nova postergação, parlamentares articulam um “plano B”: a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). Ao contrário da CPI exclusiva da Câmara, a CPMI é composta por deputados e senadores e, se cumprir os requisitos — 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado —, deve ser instalada automaticamente.

A principal prioridade, segundo membros da oposição, segue sendo a instalação da CPI do INSS. No entanto, a alternativa da CPMI ganhou força como estratégia para driblar a indefinição da presidência da Casa.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos