Pressionado por escândalo no INSS, Carlos Lupi pede demissão
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (2), em meio à pressão da oposição e de setores da base aliada, após a revelação de um esquema bilionário de fraudes no INSS. O pedido ocorreu após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
"Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade. Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula", escreveu Lupi em postagem publicada na rede social X.
"Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador. Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente", escreveu na continuação.
"Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta. Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas. Carlos Lupi", concluiu o agora ex-ministro.
A Polícia Federal investiga a atuação de quadrilhas que obtinham benefícios irregulares por meio da falsificação de documentos, envolvendo servidores, intermediários e advogados. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 2 bilhões, segundo as apurações.
O escândalo provocou desgaste político e críticas à gestão de Lupi, pressionado a deixar o cargo diante das falhas no controle e fiscalização do sistema previdenciário.
Embora o presidente Lula tenha mantido Lupi no cargo, evitou defendê-lo publicamente. A falta de respaldo do presidente e, principalmente, a escolha de um novo presidente do INSS sem consultar o ministro — quebrando uma tradição de indicações feitas por Lupi — foram decisivas para sua saída. O episódio foi visto como um sinal de perda de confiança e teria sido a gota d'água para o pedido de demissão.
A permanência de Lupi no cargo vinha sendo considerada como "insustentável" pela oposição, após a revelação dos desvios de aposentadorias. Em audiência na Câmara, na última terça-feira (29), os parlamentares chegaram a cobrar que ele pedisse demissão, especialmente por ter demorado a tomar alguma providência em relação aos casos, que vinham ocorrendo desde 2019. Lupi ainda alegou dificuldade para averiguar caso a caso, afirmando que há mais de 6 milhões de aposentados com contribuições sindicais e 41 instituições.
O Ministério da Previdência deve seguir sob o comando do PDT, apesar de alguns membros do partido cogitarem a saída da base governista com a demissão de Lupi.
Ainda não há uma previsão de quem será o novo ministro da Previdência. No entanto, alguns nomes do PDT aparecem entre os possíveis indicados de Lula para o cargo, como o ex-deputado Wolney Queiroz, de Pernambuco, que hoje é secretário-executivo do ministério, e o deputado André Figueiredo, do Ceará.
Informações da Gazeta do Povo / Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Ultimas notícias
Líder da Oposição, Tiago Correia questiona sobrepreço na compra de milho pelo governo da Bahia: “um desperdício em pleno período de seca”
02/05/2025 20:00Marcelinho Guimarães propõe instalação de bloqueadores para impedir circulação de motos nas passarelas de pedestres em Salvador
02/05/2025 19:00Pressionado por escândalo no INSS, Carlos Lupi pede demissão
02/05/2025 18:01Vice-prefeita acompanha monitoramento da Defesa Civil durante fortes chuvas em Salvador
02/05/2025 17:00Governo da Bahia rejeita projeto federal contra crime organizado e ignora alerta sobre domínio de facções
02/05/2025 15:48Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos