Bolsonaro envia defesa ao STF em investigação sobre suposta tentativa de golpe e indica 15 testemunhas
O ex-presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (28), sua defesa preliminar no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado. No documento, Bolsonaro apresentou uma lista de 15 testemunhas, entre aliados políticos e militares, que poderão ser ouvidos durante a investigação.
Entre os nomes citados estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Rogério Marinho (PL-RN) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS), além do ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ).
A defesa também incluiu nomes de militares e especialistas em tecnologia eleitoral, como Giuseppe Janino — ex-diretor de tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — e o general de Exército Gomes Freire, além do brigadeiro Batista Júnior.
O envio da defesa ocorre cinco dias após Bolsonaro ser intimado no Hospital DF Star, em Brasília, onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após uma cirurgia no intestino. A defesa do ex-presidente criticou a ação do STF, alegando que houve desrespeito às orientações médicas e ao Código de Processo Civil, que prevê cuidados especiais em casos de agravamento de saúde.
O Supremo, por sua vez, afirmou que a intimação dos investigados começou no dia 11 de abril por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Segundo a Corte, todos os demais foram notificados até o dia 15, exceto Bolsonaro, cuja intimação foi adiada devido à internação. No entanto, após uma live realizada pelo ex-presidente na UTI no dia 22, o tribunal entendeu que seu estado de saúde permitia a notificação e enviou uma oficial de Justiça ao hospital no dia seguinte.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Instagram
Ultimas notícias
ACM Neto celebra federação entre União Brasil e PP: ‘Maior força política do Brasil’
29/04/2025 16:00Líder do governo se diz a favor de projeto alternativo à anistia aos condenados pelo 8/1
29/04/2025 10:15Deputado Leo Prates critica possível mudança de cor da camisa da Seleção Brasileira para a Copa de 2026
29/04/2025 09:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos