28 de Abril de 2025

Apagão na Espanha: governo declara emergência nacional

O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência nesta segunda-feira (28), após um apagão que afetou a maior parte da Península Ibérica. Por volta das 23h, pelo horário local (18h, em Brasília) metade do país continuava sem luz.

O ministério indicou que o estado de emergência será aplicado nas regiões que o solicitarem. Até agora, Madri, Andaluzia e Extremadura pediram ao governo central que garanta a ordem pública e outras funções.

De clientes correndo para os caixas eletrônicos de bancos a ruas lotadas com moradores desesperados para encontrar uma rede telefônica, o apagão gerou pânico na Espanha. 

O primeiro-ministro Pedro Sanchez convocou uma “reunião extraordinária do Conselho de Segurança Nacional” na tarde desta segunda, de acordo com seu gabinete. 

“O fornecimento já foi restabelecido em vários territórios no norte e no sul da península, graças às interconexões com a França e o Marrocos”, anunciou Sanchez, em uma declaração solene de sua residência oficial, após a reunião. 

"A Espanha tem as ferramentas para lidar com esse tipo de situação", insistiu o líder socialista. "Não há problemas de segurança. Nosso sistema hospitalar está funcionando corretamente" e "há geradores nos centros de saúde que estão funcionando normalmente e têm um alto nível de autonomia", disse.

No início da tarde, o gestor da rede elétrica espanhola estimou que levaria "entre 6 e 10 horas" para restabelecer a eletricidade em toda a Espanha, no melhor cenário.



Informações do G1 / Foto: Reprodução / Redes Sociais

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos