Prefeito Bruno Reis participa de missa em memória ao Papa Francisco
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou nesta segunda-feira (21) da missa em sufrágio pelo falecimento do Papa Francisco, realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico da capital baiana. O pontífice faleceu na madrugada desta segunda, aos 88 anos, no Vaticano. Francisco vinha enfrentando problemas respiratórios desde o começo do ano.
“Francisco foi um exemplo para todos nós de fé, de humildade e de defesa dos mais pobres. Ele, com o seu jeito simples, deixou um legado de luta pela paz e de respeito às diferenças. Um papa que fortaleceu ainda mais a Igreja Católica e que, sem sombra de dúvidas, é um orgulho para todos nós, latino-americanos”, afirmou Bruno, lembrando que Francisco foi o primeiro papa da história nascido na América Latina.
O prefeito destacou que a missa em sufrágio ocorre na Catedral Basílica, a primeira igreja de Salvador, cidade que é a primeira sede da Igreja Católica no Brasil. “Hoje, aqui na Catedral, vamos render as nossas últimas homenagens ao Papa Francisco. E eu, como um homem de muita fé, um homem cristão, fiz questão de estar aqui presente para rezar por ele”, disse Bruno antes da missa.
O ato litúrgico foi presidido pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil. O líder religioso tinha uma relação próxima com o Papa Francisco e ocupava o G9, conselho de nove cardeais que assessoravam diretamente o pontífice. A missa em sufrágio reuniu bispos, padres e lideranças da Igreja Católica de toda a capital baiana e da Região Metropolitana, além de centenas de fiéis que lotaram a Catedral.
“Hoje, o nosso Arcebispo, Cardeal Dom Sergio, que é um dos cardeais que vai representar o Brasil no conclave, realiza essa homenagem para que possamos rezar pelo Papa. Para agradecer a Francisco pelo trabalho que ele realizou à frente da Igreja. Um pontífice de muito carisma e que liderou pelo exemplo. Um papa que marcou a história e que merece o reconhecimento de todos os homens e mulheres de fé”, completou Bruno Reis.
O prefeito foi à missa acompanhado da primeira-dama de Salvador, Rebeca Cardoso. Também estiveram presentes a vice-prefeita da capital baiana, Ana Paula Matos, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades do município e do estado.
Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, na Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936, foi o primeiro papa latino-americano e marcou a Igreja Católica pela sua liderança progressista e humanitária, sempre defendendo o direito de minorias dentro da religião cristã. Ele era pontífice desde 2013, após a renúncia do papa emérito Bento XVI. Antes, havia sido arcebispo de Buenos Aires e foi ordenado como cardeal pelo papa João Paulo II em 2001.
Foto: Betto Jr./ Secom PMS
Ultimas notícias
Secult e Funceb realizam Diálogo Setorial de Audiovisual em Ipiaú
22/04/2025 11:00Lula celebra Francisco como o papa da esperança, da alegria e da paz
22/04/2025 09:00Morte do papa Francisco reacende profecia sombria de Nostradamus sobre o ‘último papa’
22/04/2025 08:30Prefeito Bruno Reis participa de missa em memória ao Papa Francisco
22/04/2025 08:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos